Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Bioeconomia e desenvolvimento econômico na Amazônia

"Reforçamos a importância de aprendermos com os erros do passado e buscarmos alternativas que promovam um desenvolvimento econômico verdadeiramente sustentável e compatível com a conservação ambiental da Amazônia".

José Sarney, 94 anos

Para além de suas realizações públicas, José Sarney é conhecido por sua simplicidade e amabilidade.

Bioeconomia do Amapá: uma jornada de sustentabilidade

A essência da bioeconomia no Amapá reside na sinergia entre o desenvolvimento econômico local, a preservação do meio ambiente e a inclusão social.

O retorno da Expofeira de Macapá: um sucesso de mais de meio bilhão de reais

Não há dúvida de que esse substancial volume de negócios não apenas estimula o crescimento econômico da região, mas também fortalece os laços comerciais entre empresas locais e nacionais, resultando em ganhos a longo prazo para a economia do Amapá.

Dia da Amazônia, dia de reflexão

No Dia da Amazônia, celebramos sua magnificência, mas também enfrentamos a dura realidade das agressões que essa região enfrenta

Protagonismo Amazônida: valorizando saberes locais para um futuro sustentável

Do intelectual ao ribeirinho, do artista ao nativo, o protagonismo amazônida é a chave para a resolução dos problemas intrincados que afligem nossa região.

A importância dos povos indígenas e sua cultura na Amazônia

A expansão da exploração madeireira, da mineração e da agropecuária desenfreada ameaça diretamente suas terras e modos de vida.

Dia Mundial do Meio Ambiente: desafios e oportunidades na Amazônia

É possível triplicar a produtividade média da criação de gado sem precisar derrubar nenhuma árvore, adotando técnicas já existentes na região como a rotação de pastagens, e integração lavoura-pecuária-floresta

Exploração de petróleo na Bacia do Amapá: Como compatibilizar desenvolvimento e preservação

A decisão de explorar ou não o petróleo na Bacia do Amapá deve ser embasada em uma análise criteriosa dos riscos e benefícios.

A violência contra os povos indígenas e seus impactos socioambientais

A proteção das terras indígenas não é apenas uma questão ambiental ou humanitária, mas também uma questão de justiça social.

José Sarney, 24 de abril

Com 93 anos celebrados hoje é o mais longevo homem público em atividade no país.

Violência nas escolas: como enfrentar

A violência nas escolas tem um impacto profundamente negativo, não apenas para as vítimas diretas da violência, mas para toda a sociedade.

Garimpo na Amazônia: impactos e consequências para natureza e as populações tradicionais

O garimpo ilegal também está associado ao desmatamento, à degradação dos solos, à erosão dos rios e às mudanças climáticas.

Feminicídio: o triste cenário do Norte do Brasil

O feminicídio é o tipo mais grave de violência contra a mulher, resultado de um comportamento misógino do homem que desvaloriza a mulher como ser humano ou seja, simplesmente em decorrência do seu sexo, da sua condição de gênero.

Desmatamento e mudanças climáticas: impactos na vida amazônica

A floresta amazônica é uma parte vital do nosso planeta e de nossa vida. É dever de todos nós, como seres humanos, proteger e preservar este patrimônio natural para estas e as gerações vindouras.

É possível aumentar a produção agropecuária na Amazônia e no Centro-Oeste sem derrubar mais árvores?

Entendemos que a produção agropecuária é vital para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, mas ao mesmo tempo sabemos que essa atividade tem um impacto negativo nos ecossistemas naturais e nas florestas amazônicas e do Centro-Oeste brasileiro.

Expedição Pedro Teixeira em Óbidos, a cidade mais portuguesa da Amazônia

Óbidos respira história, por isso conversamos com o historiador professor Carlos Augusto Vieira, que falou sobre a história da cidade.

ZDS ​Abunã-Madeira pretende traçar novos rumos para áreas carentes da Amazônia

O projeto foi concebido para promover a sustentabilidade ambiental por meio do desenvolvimento socioeconômico de 32 municípios situados no noroeste de Rondônia, sul do Amazonas e leste do Acre.

Santarém: cultura e história se entrelaçam numa das cidades mais antigas da Amazônia

Sua privilegiada localização e aspecto natural lhe deram o título de Pérola do Tapajós, por causa desse rio de águas esverdeadas e cristalinas.

Santarém, a Pérola do Tapajós

Vamos atualizar o Diário de Bordo da Expedição Pedro Teixeira que estamos realizando pelos rios da Amazônia.