Manaus 30º • Nublado
Sexta, 12 Abril 2024

Cuidado, você não é o seu JISHOI

Metaforicamente, podemos pensar em uma espécie de "incorporação". Uma mulher pode ser frágil. No JISHOI de mãe, vira uma fera na defesa de um filho.

Como manter-se conectado ao Propósito?

Para quem e para que causa estou trabalhando? Como a missão do meu cargo contribui para este propósito e como ambos se identificam com o meu próprio propósito?

A linguagem do universo e da sincronicidade

Dialogar com a vida pode não ser tão difícil. Inicialmente, precisamos aceitar a ideia de que o universo não é um caos e que tudo que ocorre tem um sentido.

ESG-F além dos céticos e dos cínicos

Os céticos não acreditam que é possível e veem isso como ingenuidade ou má intenção. Os cínicos se empoderam dos discursos e procuram levar algum tipo de vantagem, antes que outro alguém o faça.

É preciso colocar espírito no ESG

Tenho defendido que na sigla ESG falta uma letra essencial, o F de felicidade. E felicidade não cai do céu, precisa ser construída conscientemente, por todos.

Você é uma pessoa sincera? O quanto?

Sinceridade é colocar o outro em primeiro lugar e não extravasar o nosso ego de qualquer maneira. Isto é franqueza e está mais associada à falta de educação, sendo o oposto de sinceridade.

Antes de acelerar, ajuste o rumo

Na medida em que vamos passando da infância, pela juventude, vida adulta, vida madura e senioridade (um nome positivo e sem eufemismos), cada vez mais sentiremos necessidade de compartilhar.

Hoje é o seu último dia

"Se você morresse hoje, teria feito tudo o que queria? A pergunta que me veio primeiro não foi esta, mas "teria feito tudo o que deveria?".

O jogo infinito da felicidade

O infinito pode abranger o finito, mas não o contrário. Pensar no longo prazo não significa abrir mão do curto prazo, mas a inversão disso, frequentemente, significa sacrificar o futuro pelo imediato.

A melhor receita de felicidade do mundo

Queremos ser felizes e isto não é algo secundário, mas uma questão central em nossas vidas. É algo muito importante para ser deixado ao acaso ou terceirizado. Não existem fórmulas prontas, mas há caminhos a seguir.

Construir felicidade é utopia? Que tal uma experiência?

Para algumas pessoas é difícil acreditar que é possível construir felicidade. Que tal fazer uma experiência, iniciando com quatro práticas muito simples?

Artigo 200. Hora de agradecer e de comemorar

"Difícil não é escrever. Difícil é sentar-se para escrever". Ao enfrentar a resistência, invocamos a musa interior, cuja missão é inspirar o artista que reside em cada um de nós.

Revertendo a pergunta sobre 2024

Cada um de nós deseja e espera algo da vida. É justo e é bom que seja assim. Mas também a vida espera algo de nós.

Mãos à obra e Let it Be

A execução, como disse, é a nossa parte, mas ela também não é suficiente. Será preciso que após fazermos o que precisa ser feito, sejamos capazes de algo que costuma ser difícil: "Let it Be".

Pílulas de felicidade ou de alienação?

A fala dela: "todo mundo está vivendo a base de remédio", não é verdadeira. Muitas pessoas estão fazendo escolhas diferentes e sendo ativas na construção de um mundo melhor, conscientemente.

Previsões infalíveis para 2024

Mônica e Cleverson moram no mesmo pais, na mesma cidade e na mesma casa e a vida lhes oferece situações muito parecidas. O que os faz enxergar tudo de maneira tão diferente?

Mais um ano. Como é bom envelhecer!

Não quero tirar vantagem, mas quando era jovem, eu tinha um mundo de possibilidades. Hoje tenho um conjunto de realizações, que vivi e que existirão para sempre.

Onde você está? No passado, presente ou futuro?

Jorge, Maria, Silvia e Carlinhos, cada um vivendo uma relação difícil com o tempo. Sabemos que o tempo é generoso e é também rigoroso.

Em 2024, vamos focar nos pontos fortes?

Se ao invés de focarem nas suas deficiências, as pessoas se concentrarem nos seus pontos fortes, os resultados serão muito mais significativos.

Felicidade, além do bem-estar

Ao contrário de Seligman, prefiro o termo felicidade ao de bem-estar, quando o objetivo é falar de algo que não se limita a uma sensação.