Do solo até o alto das árvores, os insetos amazônicos exibem uma profusão de formas, cores e modos de viver da biodiversidade regional, que os cientistas só agora começam a descrever.
Um dos ganhadores do Prêmio Nobel da Paz de 2007, o pesquisador do Inpa, Philip Fearnside, reforçou que o clima global caminha para cenários preocupantes, capazes de desencadear um colapso ambiental irreversível.
Estudo publicado na Science, liderado pelo Instituto Mamirauá com participação do Inpa, relaciona fatores climáticos e hidrológicos às mortes de botos e peixes na Amazônia.
Além dos representantes da Max Planck, o grupo também contou com a presença da Embaixadora da Alemanha no Brasil, Bettina Cadenbach, que subiu parte dos 325 metros da torre ATTO.
Além das exposições, a SNCT exibiu as importantíssimas “Coleções Zoológicas do Inpa” para a comunidade do Inpa e durante todo o dia para a comunidade externa.
A expedição aconteceu em 16 dias e contou com três acampamentos, divididos em dois grupos de pesquisadores, bolsistas indígenas, além de parceiros da 2ª Brigada de Infantaria de Selva do Exército Brasileiro no município de São Gabriel da Cachoeira.