Manaus 30º • Nublado
Terça, 06 Dezembro 2022

Duas novas espécies de sapos são encontradas no Amazonas

Os primeiros exemplares das novas espécies foram encontrados na Reserva Extrativista do Baixo Juruá, no município de Uarini, e na Floresta Nacional de Tefé.

Saiba quais órgãos federais são responsáveis pela fiscalização, pesquisas e proteção da Amazônia

Cada Estado e município é responsável por possuir seus próprios órgãos ambientais fiscalizadores, responsáveis por controlar as atividades que podem ocasionar danos à natureza, mas que fazem parte de uma hierarquia governamental.

Inpa realizou I Congresso de Meliponicultura da Amazônia

De acordo com a Assessoria de Comunicação Social do INPA, a produção de mel a partir da criação de abelhas-sem-ferrão é uma atividade econômica em crescimento no Amazonas.

Projeto de HQs estimula jovens amazonenses a refletirem sobre a Floresta Amazônica

Educação escolar, formação cidadã e consciência ambiental são alguns dos temas abordados por meio das cartilhas em formato de histórias em quadrinhos.

A importância da demarcação de terras indígenas na Amazônia

A demarcação tem o objetivo de impedir possíveis invasões, impondo limites físicos das terras que pertencem aos indígenas. A demarcação também contribui para diminuir os conflitos pela posse de terra

'Cores do universo': ex-diretor do Inpa narra vivência na Amazônia por meio de poesias

Com uma coletânea de poemas escritos em 50 anos, a obra também abrange crônicas, memórias e relatos do pesquisador Luiz Renato de França.

Estudo mostra que pequenos rios amazônicos influenciam especiação de aves de florestas de terra firme

O trabalho mostrou que os rios são barreiras para as populações das aves estudadas, que acumulam diferenças genéticas, o que pode levar à especiação, ou seja, o processo em que as populações de uma espécie evoluem para se tornarem espécies distintas.

ATTO: com 325 metros, torre de observação na Amazônia ultrapassa a Torre Eiffel

O ATTO é um observatório ativo de pesquisa e o acesso ao local e à torre é limitado a cientistas e técnicos envolvidos no projeto.

Yanomamius: conheça novo gênero de aranhas que homenageia povo indígena

Foram descritas três novas espécies de aranhas que são encontradas na Amazônia Internacional.

Novas espécies de 'cabas' e formigas são descobertas na Amazônia

O pesquisador Márcio Luiz de Oliveira, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, conta que as quase 70 espécies ainda irão passar pelo processo de descrição científica.

Estudo sequencia principal genótipo causador de criptococose em pacientes com HIV

O sequenciamento dos principais genótipos causadores da doença em pacientes com HIV gera impacto para a comunidade científica a nível mundial.

​Inpa e Usp pesquisam bioeconomia amazonense

O objetivo é conduzir investigações para ampliar a compreensão sobre a bioeconomia como elemento gerador de emprego, renda e bem-estar.

Inscrições para três vagas em Seleção para Doutorado em Entomologia estão abertas no Inpa

A inscrição segue até dia 31 de março e a seleção é composta por duas fases, ambas de forma virtual, com ingresso dos aprovados até agosto de 2022.

Nova espécie de palmeira Mauritiella é descoberta na Amazônia

A nova palmeira denominada Mauritiella disticha alcança até sete metros de altura, possui caule coberto de espinhos, folhas que seguem o modelo em leque e frutos ovais parecidos com buriti.

Conheça a Tovomita cornuta, nova planta descoberta no Amazonas

A Tovomita cornuta já é uma espécie considerada criticamente ameaçada de extinção, encontrada em Manaus, Presidente Figueiredo e São Sebastião do Uatumã.

Nova espécie de planta descoberta na Amazônia já está ameaçada de extinção

A Tovomita cornuta, árvore de pequeno porte, foi descoberta no nordeste do estado do Amazonas e já é ameaçada de extinção devido à exploração humana em sua área de ocorrência.

Projeto propõe tornar digital exposição de invertebrados da Amazônia em realidade aumentada

O projeto será aplicado na Casa da Ciência, do Inpa, e é amparado pelo 'Programa Amazônidas: Mulheres e Meninas na Ciência', da Fapeam.

Estudo realizado no Amazonas aponta que 84% das plantas arbóreas da Amazônia são úteis para os seres humanos

A descoberta apoia a hipótese de que a abundância das espécies arborícolas presentes na floresta amazônica tem maior chance de utilidade em escalas locais e regionais.

Por que as águas dos rios da bacia amazônica estão subindo acima do esperado?

O nível do Rio Negro já é considerado o mais alto registrado nos últimos 122 anos, de acordo com os dados disponibilizados pelo Porto de Manaus desde setembro de 1902.

Estudo revela que ave comum na Amazônia na verdade é um grupo composto por talvez até 17 espécies distintas

O Manakin-de-coroa-branca é uma ave comum na região e o estudo revela que há uma biodiversidade ignorada, pois era tida como uma única espécie.