Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Domingo, 09 Mai 2021

Cadastro online para leilões virtuais é divulgado pelo Detran-RO

O cadastro de pessoas físicas ou jurídicas para participação em leilões virtuais pode ser feito através do site do Detran

Em Rondônia, Emater anuncia leilão de carros, motos e móveis

Para participar, basta o interessado realizar o cadastro eletrônico no site de leilões. O cadastro só terá validade após confirmação dos documentos em anexo

Detran realiza dois leilões em Belém antes do final do ano

O Departamento de Trânsito do Estado Pará (Detran) fará dois pregões em Belém até o final deste ano. O primeiro ocorrerá na quinta-feira (6) e finaliza o processo do edital 05/2018 iniciado no dia 10 de outubro em Santarém passando por Marabá e Parauapebas. Já o leilão do edital 06/2018 tem início no dia 18 de dezembro e vai até o dia 20 do mesmo mês, lembrando que os veículos leiloados neste último serão os retidos nos últimos leilões em Belém, Marabá, Santarém e Parauapebas. Todas as datas e informações estão disponíveis para os interessados no Diário Oficial, no site do Detran e em cópias afixadas nas agências da capital e do interior do Estado.

Segundo o presidente da Comissão de Leilão, Murilo França, nessas últimas edições, a meta é conseguir vender todos os veículos e entregá-los até o final do mês de dezembro aos novos proprietários. Foram disponibilizados ao público lotes de veículos nas categorias Conservados, Sucatas Aproveitáveis e Sucatas Aproveitáveis com Motor Inservível.

Foto: Reprodução/Shutterstock


O primeiro Leilão acontece nos dias 06 e 07 de dezembro e o segundo de 18 a 20 do mesmo mês, sempre às 9h da manhã no Pátio da Vip Leilões, na rodovia Alça Viária, Km 01, nº 888, com cerca de 1.268 lotes à disposição. No primeiro dia serão leiloados os veículos “Conservados” a pessoas físicas, público comum que geralmente arremata um único veículo e pessoas jurídicas e empresas que, nas modalidade presencial ou on line, costumam arrematar diversos lotes. No segundo dia serão leiloadas as “Sucatas” com a presença exclusiva de pessoas jurídicas e empresas. Tanto as empresas, quanto particulares, poderão visitar e avaliar as condições dos lotes disponíveis durante o período de visitação.


Como todos os leilões do Detran, a Comissão adverte para que os arrematantes evitem ao máximo comparecer aos locais de pregão com dinheiro em espécie, sendo que a quitação do arremate é feita apenas através de boleto bancário, conforme determina o edital.

Homem é preso por receptação de peças de carros roubados em Manaus

Durante a Operação Desmonte Legal, deflagrada pela Polícia Civil em Manaus (AM), um home foi preso por receptação de peças de carros roubados. Trinta mandados de busca e apreensão foram cumpridos. A reportagem é de Roberta Bindá, com narração de Ana Maria Reis.

3º Encontro Manauara de Carros Antigos reúne apaixonados por automóveis

Já virou tradição e neste domingo (27) Manaus vai sediar o “3º Encontro Manauara de Carros Antigos”, um evento gratuito e que vai reunir pelo menos 150 veículos de várias gerações. O encontro, que vai acontecer a partir das 17h, no Piso G8 Vermelho do Manauara Shopping, é realizado pelo Clube do Carro Antigo do Amazonas e Fusca Clube Manaus.
Foto:Divulgação
O evento vai contar também com a presença do DETRAN-AM, que vai ter um stand no local para tirar dúvidas dos condutores a respeito da legalização dos seus carros, consulta de débitos e demais atividades relacionadas ao órgão.

“Esse encontro é muito esperado pelo público e já está na nossa programação fixa anual. Nos anos anteriores conseguimos reunir um número bastante significativo de apaixonados por esses tipos de veículos e temos certeza que esse ano não será diferente”, afirmou o superintendente do Manauara Shopping, Fábio Deganutti.
Foto:Divulgação
De acordo com o presidente do Clube do Carro Antigo do Amazonas, Avelino Bulbol, o encontro é um dos mais importantes no calendário anual de quem gosta deste tipo de veículo. “O público já espera ansioso pelo encontro no Manauara Shopping. Além de aproveitar para conferir os carros, o visitante poderá conferir um pouco do passado e da história automobilística de nossa cidade”, afirmou.

Já o presidente do Fusca Clube Manaus, Thiago Guimarães, afirmou que o evento cresce a cada ano. “A participação pelos apaixonados por Fusca sempre surpreende e a nossa estimativa é de que mais de 100 veículos desse modelo sejam expostos nessa edição do encontro”, assegurou.
Foto:Divulgação
A diversão e alimentação dos participantes do encontro também está assegurada. A banda Melody vai fazer um show com clássicos dos anos 80 e haverá stands da Le Chopp, Amor aos Pedaços e Fiori di Latte.

Quê: 3º Encontro Manauara de Carros Antigos
Quando: Domingo, 27 de Maio
Onde: Piso G8 Vermelho do Manauara Shopping , na Av. Mário Ypiranga, 1300 - Adrianópolis, Manaus
Horário: A partir das 17h
Valor: Gratuito

Acordo automotivo entre Brasil e Colômbia entra em vigor

Com a abertura do País ao comércio exterior, mais um acordo comercial avançou para impulsionar a indústria brasileira. Portaria publicada nesta sexta-feira (22) pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) zerou tarifas de importação de veículos entre o Brasil e a Colômbia.
O acordo havia sido firmado há dois anos, foi oficializado no ano passado, e somente agora passa a vigorar. Além da indústria automotiva, o acordo prevê melhor acesso ao mercado colombiano para produtos têxteis e siderúrgicos.
“Entendemos que este será um grande impulso ao mercado de veículos brasileiros, que vem melhorando seu desempenho e terá na Colômbia um excelente mercado, em função da proximidade geográfica”, avalia o ministro da pasta, Marcos Pereira.
Neste ano, o setor automotivo foi um dos destaques na economia brasileira. Após dois anos de queda, ele voltou a crescer e deve registrar exportações recorde, nas contas da Associação Nacional dos Fabricantes. de Veículos Automotores (Anfavea).
De acordo com a entidade, as montadoras já exportaram 700,9 mil veículos de janeiro a novembro, um recorde para o setor, que havia vendido 457,3 mil automóveis ao exterior no ano passado e deve fechar este ano com exportações de 745 mil unidades.
Foto: Divulgação / APPA

Venda de veículos novos sobe no Amazonas


As vendas de veículos novos no Amazonas subiram 29,8% em novembro deste ano ante o mesmo mês do ano anterior, aponta a  Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Avaliações indicam que a estabilidade econômica, acesso ao crédito e melhores condições de pagamento são responsáveis pelo resultado. Segundo os dados, foram emplacadas 2,2 mil novas unidades no Estado, incluindo automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus contra 1,7 mil em 2016. O índice está acima da média nacional que chegou a 14,6%
De acordo com o presidente do  Sindicato das Concessionárias e Distribuidoras de Veículos do Amazonas (Sincodiv-AM), João dos Santos Braga Neto, a volta do acesso ao crédito é apontado como fator principal para o crescimento nas vendas em 2017. “A redução das taxas de juros tornou os bancos mais flexíveis na hora de liberar o crédito para o financiamento. E caso ele continue sendo facilitado, com certeza a  expectativa é fechar o ano com saldo positivo”, disse.
Conforme o balanço, as vendas de veículos zero terminaram o mês de novembro com alta de 29,8% frente a igual mês de 2016. Foram exatas 2.268 unidades comercializadas contra 1.757 mil, um aumento de 511 veículos. Já na comparação com outubro, as vendas caíram 23,06%, com 2.948 emplacamentos naquele período.

Ainda segundo a Fenabrave, no acumulado do ano, a venda de veículos subiu 21,9%, sobre os onze primeiros meses de 2016. Enquanto, de janeiro a novembro foram 23.061 mil veículos vendidos, no igual período de 2016 foram 18.917 mil unidades. Com isso em todo o Estado foram emplacados 4.144 carros a mais no período.
Foto: Walter Mendes/Jornal do Commercio

Para o diretor comercial da concessionária Mardisa, Ítalo Vasconcelos, o resultado positivo é reflexo da volta da confiabilidade do consumidor somada às melhores condições de pagamentos oferecidas no mercado. Segundo ele, para atrair o consumidor e aumentar o volume de venda, a concessionária tem investido em estratégias que incluem zero de juros, pagamento a longo prazo e recompra de veículos. 

“Por exemplo, hoje o cliente consegue comprar um carro zero com 30% de entrada, 20% financiados e os 50% restantes será pago depois de dois anos”, afirma Vasconcelos ao destacar que o grupo Mardisa é líder na linha premium do país e projeta crescimento de 12% nas vendas. 

Por segmento

Os segmentos de automóveis e comerciais leves, somados, apresentaram aumento de 28,37% em novembro quando comparado a igual mês de 2016. No Amazonas foram emplacadas 2.217 unidades contra 1. 727. Já em relação a outubro houve redução de 23,74%, quando foram comercializados 2.907 veículos. No Estado, o acumulado do ano desses segmentos subiu 21,58%. Foram 22.564 mil unidades comercializadas nos onze primeiros meses de 2017, contra 18.559 mil em 2016.

Na venda de caminhões e ônibus, a alta é de 24,39% em novembro comparado ao mês anterior, onde subiu de 41 para 51 unidades, segundo os dados. Já na comparação com novembro passado, houve alta de 70% na venda de automóveis pesados quando registrou 30 unidades comercializadas. No acumulado do ano, subiu 38,83% sobre igual período de 2016.

Em relação a comercialização de motos, novembro registrou queda em todos os confrontos. No Estado, foram comercializadas 1.165 unidades contra 1.232 de outubro, variação negativa de 5,44%. Em relação a novembro de 2016, as vendas caíram 4,04% e 3,75 no acumulado do ano. O Amazonas vendeu 491 motos a menos de janeiro a novembro deste ano em comparação com o ano anterior. No decorrer de 2017, foram 12.589 mil unidades vendidas e 13.080 unidades em 2016.

Os modelos de automóveis mais vendidos em novembro foram Onix (275); Gol (188); Mobi (113); Argo (95) e Prisma (94). Entre as motos aparecem CG 160 com 347 unidades; NXR 160 (167); BIZ (137);POP 110 (90) e CG 125 (42).

Mercado total

Considerando automóveis, comerciais leves, caminhões, motocicletas, ônibus, implementares rodoviários e outros, somou, em novembro, 3.458 unidades no Amazonas, alta de 15,23% sobre o mesmo mês de 2016. Já ante as vendas de outubro, houve queda de 17,96%. No acumulado do ano, a alta de todos os segmentos somados foi de 10,98%, na comparação com o mesmo período do ano passado, chegando a 35.917 mil unidades comercializadas de janeiro a novembro no Estado.

Palmas recebe segunda edição do Mega Encontro Car Girls

Quê: 2º Mega Encontro Car Girls
Quando: 11 de novembro
Onde: Síndicato Rural de Palmas
Horário: 15h
Valor: R$ 10
Informações: (69) 98441-5340

Foto: Reprodução/Shutterstock

Detran reduz valor da taxa de licenciamento ambiental de veículos em Manaus

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) reduziu o valor da taxa de inspeção de licenciamento ambiental de veículos nesta segunda-feira (25). O valor caiu de R$ 133,30 para R$ 66,70. De acordo com o órgão, a medida foi implantada para avaliar a emissão de poluentes de automóveis e motocicletas.

Penelop’s Clube: acreanas criam grupo de carros modificados

Foto:Reprodução/Rede Amazônica
No Acre, um grupo de mulheres chama a atenção por uma paixão geralmente associada ao sexo masculino. Inspirado na personagem de desenho animado Penélope Charmosa, o 'Penelop’s Clube' reúne 200 mulheres apaixonadas por carros modificados. De acordo com reportagem publicada no site G1 Acre, a criadora do grupo, Glauciane Façanha de Souza, teve a ideia de criar o clube após frequentar grupos masculinos de automóveis. "Era o meu sonho desde pequena. Meu pai e meu irmão mistificavam os carros deles e tinham equipe, porque eu não poderia ter uma?", relembra.

Ela garante que qualquer mulher pode fazer parte do Penelop’s Clube, desde que demonstre ser apaixonada pelo universo automotivo, comparecer aos encontros e enviar uma mensagem na página do clube. “Para se tornar uma 'Penélope oficial' é preciso entrar em contato. Então, avalio e vejo se a pessoa realmente se interessa. Tenho duas meninas que me ajudam a administrar, mas, às vezes, a demanda é grande”, conta.

Glauciane conta ainda que nem sempre o  grupo foi bem recebido. Segundo a idealizadora, alguns homens acreditam que trata-se de uma competição. "Na verdade, só queremos nosso espaço sem ofuscar ou tomar o lugar de ninguém", diz.
Foto:Reprodução/Rede Amazônica
Apesar do machismo, ela conta também que muitos homens admiram e incentivam o grupo. "Acho que enfrento mais a questão de inveja de mulher do que o preconceito da parte dos homens. Eu sinto que a gente, quando se sobressai em alguma coisa acaba causando inveja e algumas pessoas não gostam. Mas, existem mais pessoas para elogiar do que para criticar. Eu não ligo muito para críticas, já sofri muito com isso, mas hoje não ligo", finalizou.

Ainda segundo o G1 uma das integrantes, Diana Reis, possui dois modificados. Entre as paixões dela está um fusca comprado há 15 dias.  O veículo foi envelopado com um adesivos cor-de-rosa e um desenho da Penélope Charmosa foi aplicado no capô. As modificações, no entanto, deverão incluir ainda rodas esportivas rosas, tapeçaria, motor feito em aço inox e um módulo de som instalado para aumentar a potência.
Foto:Reprodução/Rede Amazônica

“Não queria personalizar ele todo de rosa, pois não ia chamar tanto a atenção. Esse adesivo representa a minha personalidade, pois ela está sorrindo e pulando, eu sou assim. No fusca ainda fiz poucas modificações, coloquei alarme, trava e som, mas ainda não está com a potência adequada. Não sei quanto vai ficar esse projeto no final, porque é muita coisa e tudo é muito caro, além disso, quanto mais antigo o carro, mais caras ficam as modificações”, explica.

Rio Branco recebe etapa do Arrancadão

Pilotos e máquinas do Acre e de Rondônia se encontram neste sábado (24) e domingo (25), em Rio Branco. E a Arena de Esportes Radicais já tem tudo pronto para a 1ª Etapa Regis Racing de Arrancadão, que acontecerá no sábado e domingo próximo e contará com competições automotivas em oito categorias.


O evento, que tem entrada gratuita, é uma realização do Acre Auto Clube em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL). O Acre Auto Clube é uma agremiação que reúne os praticantes de arrancadão no Acre.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Boa Vista

O secretário de Esporte e Lazer de Rio Branco, Afrânio Moura, explica que a entrada franca só será possível pelo apoio da SEMEL, que reduziu os custos do evento. “Todo mundo está convidado a participar. A Arena Race de Esportes Radicais fica localizada no Km 3 da Estrada do Quixadá”, reafirmou Afrânio Moura.

De acordo com Marcos César, presidente do Acre Auto Clube, a revista AutoDynamics, especializada em arrancadão, está apoiando o evento para que seja referenciado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). “A revista fará cobertura do evento e diz que a Arena Race de Rio Branco tem a maior pista de desaceleração do Brasil”, relatou Marcos César.

Veículos roubados que seriam vendidos no Pará são apreendidos pela polícia, em Manaus

Carros e motos foram recuperados nesta quarta-feira (10).

Uber: aplicativo começa a funcionar em Manaus nesta quarta-feira

O Uber, aplicativo de transporte particular de passageiros, chega a Manaus nesta quarta-feira (12). A partir de 14h, usuários da cidade poderão baixar o app e solicitar o serviço. A capital amazonense é a segunda da região Norte a receber o Uber. As informações são do G1 Amazonas.

De acordo com a empresa, o preço base que será aplicado na cidade será de R$ 1,50, mais R$ 1,15 por quilômetro rodado, acrescido de R$ 0,15 por minuto de viagem, sendo o preço mínimo e taxa de cancelamento de R$ 6.

No início, o aplicativo oferecerá apenas a versão mais básica do serviço, o Uber X. Por isso, não será possível solicitar a opção de entregas ou Uber Pool, por exemplo. A quantidade de carros que vai operar em Manaus não foi divulgada. 
Foto: Reprodução/Shutterstock
Entretanto, segundo o diretor geral da Uber na região Norte, Henrique Weaver, os veículos utilizados pela empresa na capital são modelos compactos, a partir do ano de 2008 e com ar-condicionado.

Sobre a concorrência entre o Uber e outros serviços de transporte, Weaver ressaltou que o principal competidor da empresa, no caso, é o carro particular. De acordo com ele, o uso do aplicativo pode ser uma opção economicamente mais rentável. Além de solicitar o serviço, o aplicativo também oferece espaço para motoristas que pretendem atuar pelo Uber.

Legalidade

A operação do Uber em diversas cidades do país é tema de polêmica, principalmente por conta da concorrência com táxis. A empresa informou que os motoristas do aplicativo prestam o serviço de transporte individual privado de passageiros, que tem respaldo na Constituição Federal e é previsto em lei federal (Política Nacional de Mobilidade Urbana - PNMU Lei Federal 12.587/2012).

"Nós temos diversas decisões da Justiça que já confirmaram a legalidade do Uber em mais de 50 ocasiões. A gente também tem liminares em mais de 11 cidades. Essa questão da legalidade também encontra um apoio popular gigantesco, tanto de usuários como de motoristas", reforçou Henrique Weaver.

Motoristas parceiros

Para se cadastrar como motorista parceiro, é preciso ter carteira de motorista com licença para exercer atividade remunerada (EAR) e passar por checagem de antecedentes criminais. Os carros precisam ser cadastrados com a apresentação de Certidão de Registro e Licenciamento do Veículo, Bilhete de DPVAT do ano corrente. Existe um seguro APP que cobre motoristas e usuários em cada viagem, em caso de acidentes. Quando o usuário precisa contatar o motorista ou vice e versa, o número de telefone é anonimizado.

Exposição em Manaus reúne apaixonados por carros antigos

Um encontro vai reunir admiradores de carros antigos no Shopping Ponta Negra, neste domingo (26), em Manaus. Segundo o organizador do evento, Tiago Silva, a expectativa é a de receber cerca de 50 veículos, entre eles, Fusca, Opala e Maverik. “É uma oportunidade para os apaixonados por quatro rodas encontrar raridades, conversar com colecionadores e ajudar a preservar a história de carros antigos na cidade”, destaca.O evento é organizado pelos Fusca Clube de Manaus, Clube dos Carros Antigos do Amazonas, Opala Clube Manaus, Quadrados AM e contará com a participação de moto clubes da cidade. O encontro será realizado das 18h às 21h, no estacionamento externo (atrás do shopping), localizado no G1, e a entrada é gratuita. 
Foto:Divulgação

Caminhão de lixo atinge veículos e casas, em Manaus

Acidente ocorreu nesta quarta (22); motorista do caminhão fugiu.