Manaus 30º • Nublado
Quarta, 28 Setembro 2022

Mais de 361 milhões de árvores foram cortadas na Amazônia Legal em 2022, informa Greenpeace

A região amazônica tem sofrido com desmatamentos e queimadas nos últimos anos. Só nos primeiros dias de setembro de 2022, foram registrados mais de 16 mil focos de calor, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Estudo explica como ventanias atípicas e estiagem matam as árvores da Amazônia

A pesquisa foi realizada por cientistas da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat) em parceria com as universidades britânicas de Leeds e Oxford.

Portal Amazônia responde: Árvores têm memória?

Pesquisas conduzidas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Marimauá, no Amazonas, acompanharam algumas espécies de árvores que adotam estratégias com base em experiências vividas pela planta-mãe.

País perdeu 24 árvores por segundo em 2020

Relatório inédito do MapBiomas Alerta para todo o país mostra que desmatamento subiu 14% no ano passado; 99,8% dos desmates têm indício de ilegalidade e só 2% tiveram alguma providência do Ibama.

Parque do Utinga terá exposição gratuita de bonsais neste sábado

Exposição mostrará 30 modelos de bonsais, árvores em miniatura feitas com técnicas milenares desenvolvidas na China

Manejo florestal paralisado na Amazônia pela Justiça Federal

A decisão, com efeito, afeta indiscriminadamente um segmento promissor para a economia da Amazônia - o manejo florestal sustentado - que, amparado em lei vem se desenvolvendo também no Amazonas a partir da franja Sul do Estado