Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Sábado, 08 Mai 2021

Joaquim Francelino de Araújo – Nas Curvas do Tempo

Um maçom na inauguração da Beneficente Portuguesa

Faustiniano Fonseca e a Beneficente Portuguesa, um período rico da nossa história

O artista Faustiniano Fonseca desenvolveu sua arte, especialmente no violino, porém, escolheu a arte de fotografar para sua sobrevivência.

Carlos José da Gama Rodrigues – O pedreiro da arte real

Um autêntico e dedicado à causa maçônica. Pertenceu a velha guarda dos trabalhadores da arte real que muito se entregou e contribuiu enquanto permaneceu entre nós.

José Fernando Gomes Novo, o artista português no Amazonas

O artista, o cantor José Fernando Gomes Novo era conhecido na intimidade como 'Maravalhas.

O Cientista Manoel Bastos Lira e a Beneficente Portuguesa

O Prof. Manoel Bastos Lira é autor de diversos trabalhos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais, também é autor de mais de 400 artigos publicados em jornais do Estado.

Fernando Ferreira Lima, um irmão, uma saudade

Meu querido irmão Fernando Lima, tua existência é uma prova do poder de transformação do fazer maçônico, do triunfo e da vontade de vencer.

Moacir Couto de Andrade, um amigo, uma saudade

Em seu atelier recebeu várias personalidades, dentre eles o Príncipe Charles, o Príncipe Ankiito do Japão, Jorge Amado, Gilberto Freire e outros tantos nomes importantes

Real e Benemérita Sociedade Portuguesa Beneficente do Amazonas: proposta de arrendamento e compra pelo governo do terreno do Largo da Uruguaiana

"Foi efetivada a proposta de desapropriação do terreno com o valor de cinquenta contos de reis, com dez contos de reis de entrada e o restante parcelado".

Real e Benemérita Sociedade Portuguesa Beneficente do Amazonas: a crise com o Governo Provincial

"Vencida a crise, naturalmente contornada por elementos de alta influência e bom-senso, esta Entidade continuou mantendo a sala destinada à enfermaria, reservada à finura hospitalar, sem no entanto, montá-la e fazê-la funcionar por motivos ou de ordem financeira ou de ordem técnica."

As irmãs de "Sant'Anna" e a Beneficente Portuguesa

1904 marca a chegada das "filhas de Sant'Anna" à Manaus.

Antônio José Pereira Sotto Mayor: presidente da Real e Benemérita Sociedade Portuguesa Beneficente do Amazonas 1914

Antônio José Sotto Mayor nasceu em Viana do Castelo, Portugal, imigrou para o Brasil no final do século XIX, no Brasil contraiu núpcias com a senhora Celeste Sotto Mayor Fernandes.

Tenente do Exército João de Azevedo Cruz: uma história a ser contada

"Tenente João de Azevedo Cruz filho de Manuel Azevedo Cruz e Genuína Guedes de Azevedo Cruz nasceu em Campina Grande, Paraíba, em 26 de Junho de 1898."

O nascimento do filho José da Silva Azevedo

"O garoto José da Silva Azevedo com sete anos de idade, logo foi matriculado no Grupo Escobar Nilo Peçanha"

A primeira geração Silva Azevedo: uma história de vida

"Resgatar a memória dos fatos é uma forma de preservar a história, apresentá-la para as novas gerações, testemunhando a vida e as realizações das pessoas, como fazemos com a primeira geração da família Silva Azevedo"

Memória do Passado no Amazonas: J. A. Leite e Companhia

Muitos foram os nome daqueles homens e mulheres que por lá passaram, dentre eles Lourenço da Silva Braga, Joaquim José Azevedo de Macedo e tantos outros que foram capaz de divisar a trilha sinuosa dos rios da Amazônia.

Real e Benemérita Sociedade Portuguesa Beneficente do Amazonas: um Legado, uma História e uma Ação

"O Hospital Português como é conhecido em nossa sociedade é uma entidade de assistência à colônia portuguesa local nascida como as demais em nosso país do espírito de solidariedade de um grupo de cidadãos portugueses"

Os Cantores do Rádio da Manaus de Outrora

No traçar desta evolução histórica do rádio e seus cantores, apresentadores, destacamos esse período rico desta fase do rádio no Amazonas.

Clóvis Amaral Machado: o Aranha Negra

"Clóvis Amaral Machado é considerado um dos melhores goleiros que surgiu no Amazonas".

Comendador José Azevedo e a Rádio Baré

"O Comendador José Azevedo comentava que o aumento do interesse da população pelo rádio, as barreiras para com o público foram sendo removidas até chegar aos programas de auditório, que permitiam uma maior aproximação entre a população e seus ídolos".

Joaquim Esteves Soares Carvalho: um empreendedor na Amazônia

Homem de espírito empreendedor, construiu junto a então "Saboaria Amazônia", uma moderna indústria de óleos vegetais, considerada a época uma das melhores do Brasil.