Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Domingo, 25 Julho 2021

A matriarca Nina Siqueira Benchimol – Uma grande mulher

Sua ação, à luz da sabedoria, nos revela uma mulher forte e até nos ensina pela força de sua inteligência do conhecimento de trabalho e de amealhar recursos da forma de seu esforço.

Cláudia Maria Daou Paixão e Silva

Importante Responsabilidade Social na Amazônia.

A Trajetória de um Empresário das Comunicações na Amazônia

A trajetória do empresário das comunicações Phelippe Daou Júnior é reveladora de seus múltiplos compromissos com a vida e com a Amazônia.

Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro: o maçom e venerável mestre

Foi o magistrado calmo e educado, cujo, espírito e atitudes era de paz, não importava os motivos ou em lugar em que estivesse

Terezinha Morango - A bela amazonense que encantou o país

Terezinha Morango conquistou quase todos os títulos de beleza com 1,68 m de altura, 58 quilos, 94 de quadris, 91 de busto, 62 de coxa e 58 de tornozelo.

Silvino Santos – O Cineasta da Selva

O cineasta português Silvino Santos imigrou para o Brasil no início do século, tornando-se um dos pioneiros do cinema e da fotografia na Amazônia

Joaquim Francelino de Araújo – Nas Curvas do Tempo

Um maçom na inauguração da Beneficente Portuguesa

Faustiniano Fonseca e a Beneficente Portuguesa, um período rico da nossa história

O artista Faustiniano Fonseca desenvolveu sua arte, especialmente no violino, porém, escolheu a arte de fotografar para sua sobrevivência.

Carlos José da Gama Rodrigues – O pedreiro da arte real

Um autêntico e dedicado à causa maçônica. Pertenceu a velha guarda dos trabalhadores da arte real que muito se entregou e contribuiu enquanto permaneceu entre nós.

José Fernando Gomes Novo, o artista português no Amazonas

O artista, o cantor José Fernando Gomes Novo era conhecido na intimidade como 'Maravalhas.

O Cientista Manoel Bastos Lira e a Beneficente Portuguesa

O Prof. Manoel Bastos Lira é autor de diversos trabalhos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais, também é autor de mais de 400 artigos publicados em jornais do Estado.

Fernando Ferreira Lima, um irmão, uma saudade

Meu querido irmão Fernando Lima, tua existência é uma prova do poder de transformação do fazer maçônico, do triunfo e da vontade de vencer.

Moacir Couto de Andrade, um amigo, uma saudade

Em seu atelier recebeu várias personalidades, dentre eles o Príncipe Charles, o Príncipe Ankiito do Japão, Jorge Amado, Gilberto Freire e outros tantos nomes importantes

Real e Benemérita Sociedade Portuguesa Beneficente do Amazonas: proposta de arrendamento e compra pelo governo do terreno do Largo da Uruguaiana

"Foi efetivada a proposta de desapropriação do terreno com o valor de cinquenta contos de reis, com dez contos de reis de entrada e o restante parcelado".

Real e Benemérita Sociedade Portuguesa Beneficente do Amazonas: a crise com o Governo Provincial

"Vencida a crise, naturalmente contornada por elementos de alta influência e bom-senso, esta Entidade continuou mantendo a sala destinada à enfermaria, reservada à finura hospitalar, sem no entanto, montá-la e fazê-la funcionar por motivos ou de ordem financeira ou de ordem técnica."

As irmãs de "Sant'Anna" e a Beneficente Portuguesa

1904 marca a chegada das "filhas de Sant'Anna" à Manaus.

Antônio José Pereira Sotto Mayor: presidente da Real e Benemérita Sociedade Portuguesa Beneficente do Amazonas 1914

Antônio José Sotto Mayor nasceu em Viana do Castelo, Portugal, imigrou para o Brasil no final do século XIX, no Brasil contraiu núpcias com a senhora Celeste Sotto Mayor Fernandes.

Tenente do Exército João de Azevedo Cruz: uma história a ser contada

"Tenente João de Azevedo Cruz filho de Manuel Azevedo Cruz e Genuína Guedes de Azevedo Cruz nasceu em Campina Grande, Paraíba, em 26 de Junho de 1898."

O nascimento do filho José da Silva Azevedo

"O garoto José da Silva Azevedo com sete anos de idade, logo foi matriculado no Grupo Escobar Nilo Peçanha"

A primeira geração Silva Azevedo: uma história de vida

"Resgatar a memória dos fatos é uma forma de preservar a história, apresentá-la para as novas gerações, testemunhando a vida e as realizações das pessoas, como fazemos com a primeira geração da família Silva Azevedo"