Universidades públicas do Pará lançam especialização sobre autismo com 300 vagas

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) promovem, de forma pública e gratuita, o curso de pós-graduação em Transtorno do Espectro Autista: intervenções multidisciplinares em contextos intersetoriais. As inscrições são gratuitas, e começaram na quinta-feira (12), e seguem até o dia 6 de janeiro de 2020. O edital oferta 300 vagas distribuídas entre os municípios de Belém, Marabá e Santarém, com foco na atuação nos eixos de saúde, educação e assistência.

“A especialização vem com o propósito de preparar os profissionais das mais diversas instituições, seja da rede pública ou privada, para atenção adequada à pessoa com transtorno do espectro autista, por isso o curso é aberto para qualquer graduação e pretende consolidar conhecimentos acerca das características das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, sua condição clínica, potenciais de desenvolvimento, com ênfase na compreensão de abordagens pedagógicas e terapêuticas, jurídica e assistencial, necessárias para a efetiva inclusão desse indivíduo, segundo os princípios de atenção integral ao TEA”, afirma a coordenadora do Curso de Especialização em TEA, Scheilla de Castro Abbud Vieira.

Foto:Divulgação/UFMG

O Curso de Especialização Lato Sensu ofertará subsídios teóricos e práticos para capacitar profissionais (professores, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, médicos, assistentes sociais e áreas afins) para melhor atuarem com indivíduos que apresentam o TEA, além de pesquisadores das diversas áreas do conhecimento que desejam ampliar a atuação para esse público.

A proposta é resultado de demanda social apresentada durante audiência pública realizada no dia 25 de maio de 2019, na qual 700 pessoas de 55 municípios paraenses reuniram-se na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), com a finalidade de discutir políticas públicas para as pessoas com autismo e familiares. O recurso financeiro do projeto é fruto de uma emenda parlamentar compartilhada entre 25 deputados que cederam parte das suas emendas para a efetivação do curso.

Centro de Atenção


A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 1% da população mundial tenha autismo. No Pará, são mais de 80 mil pessoas que precisam de diagnóstico precoce e atendimento multiprofissional, além da inclusão social. Pensando nessa questão, foi criado um grupo de trabalho pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), com o objetivo de realizar estudos para a implantação do primeiro Centro de Atenção da Pessoa com Autismo do Pará. Essa especialização vem com o propósito de atender as necessidades desse espaço, que já está em construção.

A coordenadora comenta sobre a importância deste curso, que é a primeira pós-graduação pública e gratuita da região Norte na área. “Estamos falando de pessoas humanas e construtores de saberes e precisamos dar atenção nessa relação dialógica com o sujeito autista, onde, ao mesmo tempo que aprendem, também ensinam, portanto, pensando nisso, teremos disciplinas práticas e laboratoriais, tal como o trabalho de conclusão de curso, que será direcionado para a elaboração de um produto de intervenção nos ambientes onde nosso discente estiver atuando, detalhou.

Segundo Scheilla Abbud Vieira, a intenção é que cada cursista possa intervir na sua realidade, ao garantir procedimentos que conduzam à melhoria dos atendimentos nos diversos equipamentos sociais ao indivíduo com TEA, bem como para a sociedade em geral. “Sem dúvida, conduzirá à redução dos impactos que o TEA acarreta aos familiares, quando não identificado precocemente e atendido adequadamente”, afirmou.

Edital

Acesse aqui o edital

Clique aqui para se inscrever




Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projeto leva ópera a estudantes de escola pública da zona sul de Manaus

Alunos do Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Cinthia Régia Gomes do Livramento, localizado na zona sul de...

Leia também

Publicidade