A estratégia da Susam e FVS-AM é reforçar a vacinação na capital e interior e preparar toda a rede de saúde para detecção e encaminhamento dos casos para tratamento imediato. O secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, pediu tranquilidade à população, mas ressaltou a responsabilidade de todos com a vacinação, única forma de prevenção da doença. Segundo ele, os postos de saúde estão abastecidos na capital e no interior, com o reforço de mais de 180 mil doses solicitadas e enviadas ao estado pelo Ministério da Saúde, desde o surgimento dos primeiros casos em Boa Vista (RR).
“Estamos mantendo a vigilância permanente nos municípios e atentos ao surgimento de algum caso. Neste momento, é muito importante reforçar a prevenção, com a vacinação para as pessoas na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde”, disse o secretário.
Ainda segundo Bernardino Albuquerque, as ações da Sala estão sendo feitas para que os impactos na capital sejam pontuais e não ultrapassem as regiões onde os casos foram detectados – a maioria na zona norte da cidade –, bem como não cheguem ao interior do Estado.
Casos Confirmados
A FVS-AM confirmou os primeiros 4 casos positivos de sarampo em Manaus. Os exames foram realizados no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-FVS) e, seguindo o protocolo do Ministério de Saúde, as amostras positivas foram encaminhadas para o Laboratório de Referência da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. O laboratório da Fiocruz realizou tanto a sorologia quanto a confirmação pelo exame (PCR), determinando a positividade para sarampo.
As amostras eram de três crianças menores de um ano e uma adulta, mãe de uma das crianças. Todos receberam tratamento na Fundação de Medicina Tropica Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e já tiveram alta. A FVS-AM reforça que os pacientes não oferecem mais risco de transmissão.
Balanço
Manaus tem 58 casos notificados, destes, 4 confirmados, 1 descartado e 53 seguem em investigação epidemiológica.