Sobe para 457 casos suspeitos de sarampo em Manaus; 30 confirmados

Dados divulgados nesta terça-feira (15) no 10º Informe Epidemiológico de Monitoramento do Sarampo, da Sala de Situação de Vigilância em Saúde, montada pela Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa) mostram que já são 457 casos suspeitos da doença na capital amazonense.

Dos casos notificados, 30 são confirmados, ou seja, na última semana não houve alteração no número, em relação ao 9º informe divulgado. Dos 457 casos suspeitos notificados, 47 já foram descartados e 380 continuam sob investigação.

A faixa etária que apresenta maior número de casos confirmados e suspeitos é a de crianças de zero a 5 anos de idade, ou seja, 73,3$ dos casos confirmados e 59,53% dos casos suspeitos.

Foto: Divulgação/Agência Brasil

Segundo o secretário de Saúde de Manaus, Marcelo Magaldi, ações estão sendo desenvolvidas para que esse número não avance muito. “O maior número de crianças no registro de notificações dos casos de sarampo é um padrão que vem se mantendo desde o início do surto da doença em Manaus. Por isso, os serviços de saúde realizaram diversas ações de prevenção priorizando esse público específico, incluindo a campanha de vacinação contra o sarampo que já beneficiou 132.431 crianças”, disse.

Entre as zonas com maior número de casos confirmados está a Norte, com 19 casos, zona Sul com sete, zona Leste com 3 casos e zona Rural com 1 caso confirmado de sarampo. Quanto ao casos suspeitos, a zona Norte com 41,79%, seguido da zona Sul com 23,19%, zona Leste  com 17,94%, zona Oeste com 16,19% e por fim, a zona Rural com 0,88%.

As vacinas contra o sarampo continuam sendo distribuídas nas unidades de saúde de Manaus, e em campanhas de vacinação.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pesquisa mapeia 14,3 mil observações de felinos para entender suas interações com humanos

Expansão da atividade econômica no campo afeta diversos biomas, do Cerrado à Amazônia, resultando em paisagens mais fragmentadas, mas os efeitos dessas mudanças sobre grandes felinos selvagens ainda são pouco conhecidos.

Leia também

Publicidade