Segunda edição do prêmio de Jornalismo Ambiental ocorreu na noite do dia 5 de dezembro. Rede Amazônica foi a grande vencedora do prêmio principal.
O Portal Amazônia conquistou o terceiro lugar na categoria webjornalismo na segunda edição do ‘Prêmio Águas de Manaus de Jornalismo Ambiental 2023‘, realizado no dia 5 de dezembro. A matéria vencedora, ‘Saneamento para o futuro: conheça o primeiro beco de palafitas a receber esgotamento sanitário em Manaus’, foi escrita pela repórter Isabelle Almeida Lima.
“Um dos grandes desafios como jornalista é buscar construir o texto de maneira não só informativa, mas atrativa e dinâmica para o leitor. Fico bastante grata pelo reconhecimento vindo da Águas de Manaus e por poder contribuir para o crescimento do Portal Amazônia”,
declarou Isabelle.
Além do Portal Amazônia, a Rede Amazônica conquistou o segundo lugar na mesma categoria (webjornalismo) com a jornalista Eliena Monteiro, editora no g1 Amazonas, e ganhou o 1° lugar com a melhor reportagem de telejornalismo, da jornalista Catiane Moura, que venceu também o prêmio principal da noite, com a maior pontuação dos jurados
Ao todo, foram 113 produções inscritas em oito categorias, com premiação para universitários e profissionais do fotojornalismo, reportagem cinematográfica, webjornalismo, radiojornalismo e telejornalismo. O evento reuniu profissionais de mais de 40 veículos de comunicação do Amazonas no Sesi, Clube do Trabalhador.
Confira a lista de vencedores
Categoria Universitário
Camila Barbosa Oliveira, Francisco Gomes e Sofia Castro, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com a reportagem Águas subterrâneas de Manaus: contaminação silenciosa (publicada no portal LabF5)
Categoria Fotojornalismo
1º lugar: Márcio Ricardo Carmin da Silva – Nascentes lutam para sobreviver (jornal A Crítica)
2º lugar: Raphael Alves – Baixa vazão histórica do principal afluente do Amazonas (Agência EFE)
3º lugar: Sérgio Ricardo de Oliveira – Desafio entre preservação e desenvolvimento econômico no Rio Tarumã-Açu em Manaus (Revista Cenarium)
Categoria Webjornalismo
1º lugar: Ana Kelly Franco de Figueiredo, Muniz Neto e Marcos Sérgio Jr. – Igarapés de Manaus: Gotas de esperança resistem a rios de descaso (Portal Norte)
2º lugar: Eliena Monteiro de Jesus – Rio Negro fornece mais de 700 milhões de litros de água por dia para Manaus (portal g1 Amazonas)
3º lugar: Isabelle Almeida Lima – Saneamento para o futuro: conheça o primeiro beco de palafitas a receber esgotamento sanitário em Manaus (Portal Amazônia)
Categoria Áudio
1º lugar: Bruno Elander Cavalcante Paulo – Ciência une saneamento e respeito ao meio ambiente (Rádio Rio Mar)
2º lugar: Cindy Patricia Lopes da Silva – Manaus desperdiça mais da metade da água potável captada pelo sistema de saneamento (rádio BandNews Difusora)
3º lugar: Guilherme Guedes de Lima – Avanço nos serviços de coleta e tratamento de água e impactos sociais em meio à seca (Rádio Norte)
Categoria Impresso
1º lugar: Lucas Alves de Vasconcelos Neto – Nascente do Mindu luta pela sobrevivência (jornal A Crítica)
2º lugar: Jonathan Ferreira Bernardo – Saneamento básico garante saúde e renda (jornal Em Tempo)
3º lugar: Simone de Souza Lima – Seca expõe risco com lixo e saneamento (jornal Diário do Amazonas)
Categoria Repórter Cinematográfico
1º lugar: Rômulo da Silva Reis – Água que Transforma Vidas (TV Norte)
2º lugar: Pedro Afonso Gadelha de Assis – Pesquisa em igarapé analisa qualidade da água e contribuiu para preservação (TV A Crítica)
3º lugar: Charles Pessoa – Realidades opostas do saneamento em Manaus (TV Record)
Categoria Telejornalismo
1º lugar: Catiane da Silva Moura, Henri Clay, Mayane Holanda, Monalissa Gonçalves e Mateus Sena – Desperdício de água: impactos e conscientização (Rede Amazônica)
2º lugar: João Luiz Rodrigues Onety, Lia dos Santos, João Floriano, Charles Pessoa, Irailton Vilaça, Carlos William, Laís Ferreira e Camila Seixas – Realidades opostas do saneamento em Manaus (TV Record Manaus)
3º lugar: Luan Herman, Mariana Rocha, Alexandre Salles, Rômulo Reis, Jayana Furukawa, Leandro Santos – Água que transforma vidas (TV Norte)
GRANDE PRÊMIO DE JORNALISMO
Catiane da Silva Moura – Desperdício de água – impactos e conscientização (Rede Amazônica)
Equipe:
Catiane Moura – Repórter
Henri Clay – Repórter Cinematográfico
Mayane Holanda – Editora de texto
Monalisa Gonçalves – Editora de vídeo
Mateus Sena – Produtor