Ministério da Saúde levanta situação da Atenção Primária em Manaus

Desde o início do mês, o Governo Federal está no Amazonas prestando apoio no enfrentamento da pandemia de Covid-19

No esforço de garantir a continuidade dos atendimentos na Atenção Primária em Manaus mesmo durante a pandemia da Covid-19, equipes do Ministério da Saúde têm visitado maternidades e Unidades Básicas de Saúde (UBS) – os postinhos de saúde – na capital amazonense para identificar problemas e levantar soluções.

Desde o início da pandemia, o Ministério vem envidando esforços para garantir que o atendimento da população nos postos de saúde continue, e que os cidadãos procurem as unidades próximas de suas casas a fim de manter o seu acompanhamento de saúde, tratamentos já em andamento e mesmo diagnosticar e tratar precocemente a Covid-19.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Manaus

Até agora, as equipes passaram por cinco unidades: UBS Nilton Lins, UBS S-53, UBS Balbinha Mestrinho, UBS Leonor de Freitas e UBS Luiz Montenegro. Para reforçar a importância do atendimento nessas unidades, o secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Parente, entrou em contato com o prefeito da cidade, David Almeida, para pedir que não haja fechamento ou restrição de horários diante da situação epidemiológica do coronavírus na região.

MATERNIDADE ANA BRAGA

Após visita à Maternidade Ana Braga, em Manaus, Parente viabilizou a transferência de uma gestante para um leito no Hospital Universitário Getúlio Vargas. A paciente precisava de hemodiálise e corria risco de morte, mas a maternidade não possui infraestrutura para o procedimento. Outras mulheres estão internadas na maternidade aguardando exames de raio-X.

“A ideia do Ministério da Saúde é continuar com as visitas a essas unidades para identificar in loco todos os problemas, conversar com os profissionais de saúde e saber quais as necessidades deles para resolver esses problemas pontuais, tanto das unidades quanto das maternidades”, afirmou o secretário. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade