“Somos a referência da Região Norte, e nosso suporte as crianças é total, e vai desde o transporte, alimentação, e pra quem mora com a gente na sede. Temos projetos de inclusão, não só para as crianças, mas também para as mães”, conta a coordenadora de marketing do GACC-AM, Karoliny Santos.
Ainda segundo ela, uma sala de aula hospitalar foi montada na sede do GACC-AM para atender melhor as crianças.
“Temos uma pequena escola no GACC-AM, e através de um projeto conseguimos uma professora que fica disponível para dar aula para as crianças nesta sala hospitalar”, disse.
As ações desenvolvidas pelo GACC-AM vão além das crianças, e as famílias também recebem assistência.
“A maioria das crianças vem do interior, e geralmente, é a mãe que vem para a capital buscar o tratamento para o filho, e nisso acontece uma infinidade de coisas. É onde o GAAC-AM entra e dá suporte psicológico, assistencial. As vezes, a mãe e pai de separam e tudo isso interfere no tratamento e damos esse apoio para que as coisas voltem ao equilíbrio”, conta Karoliny.
Um dos projetos do GACC-AM, para este ano, é a ida dos profissionais até os hospitais de Manaus. E, segundo Karoliny, as equipes vão coletar informações para atender melhor as crianças.
“Serão colocadas equipes de profissionais da casa, como nutricionistas, assistentes sociais e psicólogas, para que verifiquem tudo que possa dar errado ou atrapalhar o tratamento das crianças no FCecom e Hemoam”, disse.
Fernandira Coelho é mãe de uma das crianças atendidas pelo GACC-AM, e lembra que o apoio da casa foi fundamental no tratamento da filha.
“Sou mãe da Suziane, que foi diagnosticada com leucemia, em 2013, e desde lá começou um tratamento rigoroso. Precisamos vir do interior do Amazonas para cá, e aqui na instituição nós fomos muito bem recebidas, e ajudadas com o material e também com o emocional, pois muitos pais que estão com filhos em tratamento, estão com o emocional abalado. E nós em uma situação dessas, só precisamos de um abraço, e no GACC, eles dão, nos tratam com muito carinho”, conta Fernanda.
Um dos projetos desenvolvidos pelo GACC-AM é o de Terapia Ocupacional e Geração de Renda através do artesanato, da qual Fernandira faz parte, e é grata pela oportunidade de ter um aporte financeiro.
“É um projeto que nos ajuda, gerando uma renda, e como viemos do interior, a gente perde nosso trabalho, e a instituição nos ajuda muito, pois disponibiliza a sala, o material, a gente não paga energia elétrica, e tem até o lanche é gratuito. Então, a mãe do paciente faz o produto e vendemos durante as feiras promovidas pela Casa. De tudo que é vendido, metade o GACC-AM repassa pra gente e outra metade é destina à compra de mais material novamente, e isso é uma ajuda muito grande”, conta.
Todos os projetos executados pelo GACC-AM recebem o apoio do Instituto Ronald McDonald, e, atualmente, a principal fonte de renda da Casa é a Campanha McDia Feliz.
“Toda estruturas e projetos que o GACC-AM tem hoje são frutos do McDia Feliz. Foram muitas campanhas pra construir o prédio, que atualmente, tem 1200 m². Arrecadamos recursos com a venda dos tickets antecipados e das camisas”, conta Karoliny.
Desde 2001, o GACC é parceiro na campanha do McDia Feliz, e só em 2018, foram beneficiadas mais de cem mil crianças e adolescente com câncer com a ação. Neste ano, a campanha acontece no próximo sábado (24) de agosto, em todo o país. Em Manaus, os restaurantes McDonald’s da avenida Djalma Batista e dos shoppings Amazonas, Manauara e Ponta Negra participam da ação.
Ticket antecipado
Para quem quiser se antecipar, os tickets já estão disponíveis pelos emails mcdiafeliz@ias.org.br e mcdiafeliz@instituto-ronald.org.br. Também é possível adquirir no quiosque do GACC, localizado no Manauara Shopping. Os interessados também podem entrar em contato direto nos telefones (92) 3659-5000 ou indo até a sede do grupo, que fica na avenida Domingos Jorge Velho, nº 14, bairro Dom Pedro, zona Oeste de Manaus.
Impacto social
Desde 2018, o McDia Feliz, que chega à sua 31ª edição, ampliou seu impacto social e passou a beneficiar duas causas de grande importância no Brasil: saúde e educação. Sendo assim, em mais uma edição, além do combate ao câncer infanto-juvenil, que hoje é a maior causa de morte de crianças e adolescentes, através das instituições apoiadas pelo Instituto Ronald McDonald, a campanha também destinará recursos para o Instituto Ayrton Senna, organização não governamental que, há mais de 20 anos, trabalha para desenvolver o potencial das novas gerações por meio da educação integral, ampliando suas oportunidades de vida e tornando-as agentes de transformação.
Sobre o GACC-AM
O GACC-AM tem por objetivo prestar serviço assistencial e social às crianças e adolescentes com câncer, com instituições similares que tenham as seguintes finalidades básicas: colaborar através da promoção do Serviço Assistencial e social, promover e desenvolver ações que visem propiciar melhores condições para a viabilização da cura de tais crianças e adolescentes, bem como para o bem-estar físico e psicossocial delas e de suas respectivas famílias. Promover contatos, intercâmbios, ações e divulgações com entidade públicas e privadas, nacionais ou internacionais que possam contribuir para o alcance de seus objetivos.
Para quem desejar ajudar com doações ou voluntariado, basta entrar em contato com o GACC-AM através do telefone: (92) 3659-5000 ou no site: gaccamazonas.com.br.