Estratégia drive-thru é adotada para a vacinação de idosos em shoppings de Manaus

O serviço vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, e o idoso não precisará sair do carro.

Pessoas de 60 anos ou mais poderão se vacinar por meio do serviço de drive-thru a partir desta sexta-feira (27). A Prefeitura de Manaus colocou em operação o recurso para agilizar a vacinação de idosos contra a influenza, garantido o distanciamento social orientado como medida para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

Para facilitar o acesso à vacina, serão selecionados pontos estratégicos em shoppings da cidade para ofertar o serviço, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h. .

Acesso para vacinação em um shopping da zona Oeste de Manaus. (Foto:Divulgação/IMMU)

“É uma grande novidade, pois não queremos os idosos nas unidades de saúde, para não aumentar o risco de contágio, além de tornar mais prático o trabalho de vacinação. Os serviços serão oferecidos em cinco grandes shoppings de Manaus, que vão ajudar, e muito, a nossa campanha”, completou Arthur, lembrando que a vacinação casa a casa continua e que, em dois dias, foram mais de 14 mil idosos imunizados.

“Estamos vacinando nossos idosos sem que eles precisem sair de casa. Os que são acompanhados pela Estratégia Saúde da Família já estão sendo vacinados. Os que não estão na ESF estão preenchendo o cadastro em nosso site para receber a visita das equipes de vacinação a partir da próxima semana. Mas temos percebido certa ansiedade por parte dos idosos, que querem se vacinar logo, motivo pelo qual vamos lançar mão também dessa alternativa”, reforçou o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Marcelo Magaldi.

Drive-thru é um serviço fornecido por uma empresa que permite que os clientes comprem produtos sem sair de seus carros. No caso da campanha, será para vacinar o idoso sem que ele precise sair do carro, enfrentar filas ou aglomerações. Essa estratégia vem sendo utilizada em cidades como São Paulo (SP), Curitiba (PR), Distrito Federal e Rio de Janeiro (RJ).

Operacionalização

Os postos de vacinação no sistema drive-thru serão montados nos estacionamentos dos shoppings (fechados temporariamente como forma de prevenção), razão pela qual não está havendo circulação de pessoas. As equipes farão a vacinação do idoso sem que ele precise sair do veículo. Cada equipe será formada por oito profissionais, entre vacinadores, registradores/triadores, equipe de apoio e um coordenador local.

A diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica da Semsa, enfermeira Marinélia Ferreira, explica que haverá critérios para a vacinação. “Só poderão entrar nos shoppings pessoas dentro de veículos com a finalidade de vacinação, carros ou motocicletas. Será necessário apresentar um documento de identificação com foto e o CPF. Sem isso, não será aplicada a vacina. Só serão vacinadas as pessoas com 60 anos ou mais”, ressalta Marinélia.

Pontos de vacinação drive-thru. (Arte:Divulgação/Prefeitura de Manaus)

Público-Alvo

Em nota, divulgada na manhã desta sexta-feira (27), a Prefeitura de Manaus ressalta que a vacinação drive thru é apenas para idosos a partir de 60 anos, público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe e deve ser feita dentro dos carros. A nota ressalta ainda que quem for a pé não será atendido, pois vai estar se expondo ao risco de contágio de outras doenças, como o novo coronavírus.

Para se vacinar no drive thru, o idoso deve levar documento com foto, CPF e carteira de vacinação. Além disso, a secretaria municipal de Saúde já realiza a vacinação de casa em casa para idosos atendidos pela Estratégia Saúde da Família e vai começar, a partir da próxima semana, a vacinar quem tem a partir de 60 anos e se cadastrou pelo site do programa.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Com R$ 5,4 bilhões, BNDES e BID ampliarão financiamento a empresas na Amazônia

Banco multilateral aprovou crédito à instituição brasileira, que terá contrapartida de R$ 900 milhões no Pró-Amazônia. Programa tem potencial de atender cerca de 16 mil micro, pequenas e médias empresas.

Leia também

Publicidade