Dia Mundial do Autismo: conscientização ainda é necessária

Criado em 2008 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o dia Mundial do Autismo é comemorado sempre no dia 2 de abril, e marca a conscientização em torno do assunto.

O autismo é uma síndrome que afeta vários aspectos da comunicação, e influencia no comportamento do indivíduo.

Segundo a ONU, são pelo menos 70 milhões de autistas no mundo, desses 2 milhões são brasileiros.

Ao longo dos anos, o autismo vem sendo debatido, discutido e pensado de forma mais profunda e humanizada. A sociedade tem abraçado à causa e está se conscientizando da importância de entender o autista e suas limitações, participando da campanha que institui Abril e o Azul como mês e cor oficiais da causa autista.

Desde 1993, o Transtorno do Espectro Autista (nome original do autismo) é reconhecido como doença pela Organização Mundial da Saúde.

No Brasil, alguns grupos e instituições desenvolvem ações para os autistas e seus familiares, como é o caso do Instituto Autismo no Amazonas, que busca sensibilizar a sociedade para a causa da pessoa autista, mobilizando os familiares para a busca do tratamento terapêutico e atendimento educacional especializado.

O autismo se divide em algumas fases, e sobre isso, falamos com a psicóloga Nayara Martins, do Instituto Autismo no Amazonas, que também nos orientou sobre como identificar sintomas do autismo e como proceder para que se tenha um melhor diagnóstico.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Amazônia onde a violência campeia sem controle

Conflitos gerados por invasões de terras configuram hoje o principal eixo estruturante da violência na Amazônia Legal, segundo conclui o estudo Cartografia das Violências na Amazônia.

Leia também

Publicidade