Crianças estão com baixa cobertura vacinal em Manaus

Nos primeiros cinco meses deste ano, Manaus registrou uma baixa procura vacinal para crianças com até um ano de idade.

A chefe de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Isabel Hernandes, alerta que, mesmo com o fim do surto de sarampo na cidade, é necessário proteger os pequenos, mantendo o calendário de vacinas atualizado.

Foto: Mary Porfiro/ G1

“Nós estamos com todas as vacinas do calendário nacional de vacinação para crianças menores de 1 ano, estamos alertando aos pais porque não estamos com falta de vacina no momento, eles estão deixando de levar os filhos pra vacinar mesmo”, afirma Isabel.

Ela ainda ressalta que as crianças correm o risco de adquirir doenças graves por falta de vacina, “De acordo com a classificação de risco, nós estamos com risco alto para retransmissão de qualquer doença imunoprevinível, elas estão vulneráveis,  como tivemos surto de sarampo, podemos ter de qualquer doença imunoprevinível aqui no município.”

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus, há 183 postos de vacinação na cidade; 10 deles funcionam das 8h às 19h.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Funai defende participação indígena em todas as etapas do ciclo de políticas públicas

Segundo a autarquia, para que as ações públicas sejam eficazes e justas, os povos indígenas devem ser parte ativa no processo de definição das políticas.

Leia também

Publicidade