Atenção Integral à Melhor Idade também vai atender em 8 unidades.
Voltaram a funcionar gradualmente nesta quinta-feira (1), na capital amazonense, os Centros de Atenção Integral à Criança e os Centros de Atenção Integral à Melhor Idade. Por enquanto, 8 unidades já podem receber o público. A expectativa do governo do Amazonas é que, até novembro, as 15 unidades estejam funcionando.
As atividades nos Centros estavam paralisadas desde março, por orientação do Ministério de Saúde, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.
Foram reabertas inicialmente as unidades que oferecem consultas de rotina a crianças e atenção especializada com ênfase em reabilitação aos idosos.
Os atendimentos vão ser realizados por agendamento prévio em cada unidade. A secretária-executiva adjunta de Assistência Especializada da Capital, Márcia Murad, diz que a expectativa é atender cerca de 100 mil pessoas no primeiro mês de reabertura dos centros.
Para evitar aglomeração dentro das unidades, a recomendação é que somente uma pessoa acompanhe o paciente.
Os servidores dos centros também foram treinados e devem seguir as normas de segurança sanitária estabelecidas pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas.