Amazonas tem redução de 18% nos casos de malária

O número de casos de malária no Amazonas reduziu 18,5% entre janeiro e outubro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), que, nesta quarta-feira (06/11), juntamente com secretarias municipais, mobiliza suas esquipes em atividades internas e externas em alusão ao “Dia da Malária nas Américas”.

Foto:Divulgação

Os dados epidemiológicos da FVS mostram que de janeiro a outubro de 2019 foram notificados 52.579 casos da doença. Em 2018, no mesmo período, os casos notificados estava na casa de 64.545 – 11.966 a mais. Uma redução de 18,5%.

Apesar do período de maior incidência da doença já ter passado, orientadas pela FVS-AM, as secretarias municipais seguem mobilizadas com suas ações de combate à malária. Nesta quarta, “Dia da Malária nas Américas”, muitas delas irão usar a data para realizar palestras e mobilização de equipes.

A diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, ressalta para a importância das medidas protetivas individuais para a prevenção da doença. “Com características muito peculiares que envolvem floresta, homem e mosquito, a principal forma de prevenção à doença são medidas protetivas individuais, como o uso do mosquiteiro impregnado, repelentes e principalmente o tratamento de forma oportuna para evitar óbitos”, disse Rosemary.

Para o diretor técnico da FVS-AM, Cristiano Fernandes, o “Dia da Malária nas Américas” é uma data importante para mobilizar sociedade e profissionais em torno do controle e combate à malária. “A mensagem é uma só: reforçar a importância de combater a doença, mobilizando a população, os profissionais e os gestores de saúde para se sensibilizarem sobre o tema e valorizarem a prevenção e o controle”, afirmou Cristiano.

Sobre a data

O “Dia da Malária nas Américas” é comemorado anualmente no dia 6 de novembro. Foi estabelecido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) em 2007, após a 27ª Conferência Sanitária Pan-Americana. O combate à doença é um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Premiação

Nesta quarta-feira (06), o município de São Gabriel da Cachoeira participará da premiação “Campeões contra a malária nas Américas de 2019”. A cidade amazonense é finalista do prêmio, que é organizado pela Organização Pan Americana de Saúde (OPAS). O evento será realizado em Washington (EUA).

“O Estado do Amazonas está entre os finalistas a concorrer esse prêmio por três anos consecutivos. Esse reconhecimento se dá por meio do fortalecimento das ações de controle da malária realizado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas. A fundação vem investindo no fortalecimento dessas ações em parceria com os municípios”, disse o chefe de Departamento de Vigilância Ambiental da FVS, Elder Figueira.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade