O lançamento da campanha, que ocorre durante o 3º Seminário Estadual Alusivo ao Dia Mundial de Luta contra a Malária, é uma ação estratégica de enfrentamento à doença, considerando o aumento de casos em todos os estados que compõem a Amazônia Legal, e com a pretensão de desenvolver ações para que os municípios da região priorizem a malária nas agendas políticas.
Em fevereiro deste ano, 21 municípios do Amazonas receberam cinco embarcações de 9 m com motor de popa de 150HP, 19 embarcações de 6m com motor de 40HP, além de 15 veículos tipo pick-up e 19 motocicletas. Os itens correspondem a um montante de R$ 3,2 milhões para o enfrentamento à malária.
As aquisições foram feitas após uma parceria firmada com o Ministério da Saúde (MS), para o Programa de Controle da Malária e da Dengue. Foram contemplados os municípios de Alvarães, Atalaia do Norte, Barcelos, Boca do Acre, Carauari, Eirunepé, Fonte Boa, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Itamarati, Japurá, Jutaí, Lábrea, Santa Izabel do Rio Negro, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga,Tefé, Uricurituba e Novo Airão.
A parceria do governo com o Ministério da Saúde prevê, além da redução dos casos de malária de forma geral, a o engajamento para erradicação do tipo Falcíparum, considerado o de maior gravidade, apesar de menos incidente.