Inicia-se nesta segunda-feira (11) a Campanha Nacional de Multivacinação, que ocorrerá até o dia 22 de setembro. O Governo do Amapá encerrou na sexta-feira (8) o processo de abastecimento dos 16 municípios do Estado para suportar a demanda esperada.
A Campanha Nacional de Multivacinação é voltada para as crianças e adolescentes até 15 anos. Serão disponibilizadas as vacinas BCG, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Tríplice Viral, DTP infantil, contra varicela, contra poliomielite (VIP e VOPb), contra hepatite A, contra a hepatite B, entre outras.
Nas salas de vacinas das unidades de saúde estarão disponíveis todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente.
Desde o dia 1º de setembro, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) realiza a distribuição do material necessário para que as unidades básicas de saúde executem a campanha, inclusive com cotas extras das vacinas.
O governo do Estado recebe os imunobiológicos procedentes do Programa Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde e faz a distribuição de acordo com a população de cada município e o público alvo pra cada vacina. O material é encaminhado e distribuído pela SVS, que ainda monitora a execução da campanha.
“No Amapá, já adiantamos toda a organização para este momento. Realizamos uma reunião técnica com os coordenadores municipais, chamamos os coordenadores dos 16 municípios responsáveis pelas salas de vacina e passamos o informe técnico da campanha”, destacou a coordenadora da divisão de imunobiológicos da SVS, Andréa Marvão.
A representante da SVS ressalta também que o objetivo da campanha é intensificar a imunização de crianças e adolescentes, além de atualizar a caderneta de vacinação do público alvo.
“Todos os pais e responsáveis por crianças e adolescentes devem procurar uma Unidade Básica de Saúde. Lembrando que a vacina contra o influenza também será disponibilizada para a faixa etária até 15 anos de idade”, concluiu.
Dia D
O Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação está agendado para o dia 16 de setembro (sábado). Na data, todas as unidades de saúde dos municípios deverão estar abertas para receber a população.