Amapá deve divulgar novas medidas restritivas nesta segunda-feira (8)

Entre elas, está a inclusão do estado na fase roxa da pandemia. Informação foi adiantada pelo governador Waldez Góes, após reunião com comitê de enfrentamento à Covid-19

O governador do Amapá, Waldez Góes, adiantou que deve divulgar novas medidas restritivas nesta segunda-feira (8) para conter o avanço do novo coronavírus. Ele esteve reunido durante o domingo (7) com técnicos do comitê estadual de enfrentamento à Covid-19. 

Entre as medidas, está a inclusão do estado na fase roxa, a mais crítica da pandemia. O relatório apresentado pelo comitê aponta que o número de casos da doença se agravou no estado. Nesta última semana, houve um aumento de 14,5% no número de atendimentos em Unidades Básicas de Saúde (UBSs). 

Foto: Albenir Sousa/Governo do Amapá

“Certamente virão medidas mais duras de vigilância em saúde e retaguarda hospitalar como fizemos na última semana: aumentamos em mais 15 o número de leitos de UTI. Mas é necessário o engajamento de todos para diminuirmos a contaminação viral no estado, caso contrário, nós vamos precisar, a cada semana, ser mais radicais nas medidas para frear o crescimento da pandemia”, ponderou o governador.

A reunião também teve a participação por videoconferência da infectologista Ho Yeh Li, da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), que faz assessoramento técnico para vários governos estaduais no enfrentamento e prevenção à covid-19. A médica apresentou dados importantes e trouxe sugestões ao Coesp.

“O cenário atual mostra claramente que necessitamos da capacitação de experientes e novos profissionais da área da saúde para que não entremos em um colapso nacional. Infelizmente, tudo indica que vamos enfrentar a pandemia durante todo este ano”, avaliou a profissional

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade