Ministro da Educação anuncia criação do primeiro Instituto Federal Indígena do Brasil em Roraima

Segundo a Secretaria de Educação de Roraima, ainda não está definido em qual município será construído o Instituto.

Em visita a Roraima, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou nessa sexta-feira (29) a implantação do Instituto Federal Indígena em Roraima. De acordo com o ministro, esse será o primeiro do Brasil.


O anúncio ocorreu em um evento com o governador Antonio Denarium (PP) e o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Ponte, na comunidade do Contão, em Uiramutã, região Norte de Roraima.
A solenidade ocorreu na comunidade do Contão. — Foto: Divulgação/Governo de Roraima

“Vamos iniciar os estudos da implantação do Instituto Federal Indígena aqui em Roraima. Será o primeiro do Brasil. São sonhos e acredito que em breve vamos realizá-los”, anunciou o ministro enquanto usava um cocar.

Segundo a Secretaria de Educação e Desporto (Seed), ainda não está definido em qual município será construído o Instituto.

Durante o evento, o governador Antônio Denarium anunciou também a liberação e o envio de R$ 1 milhão do Ministério da Educação (MEC) para reforma da Escola Estadual Indígena José Marcolino e da quadra esportiva da unidade, que fica em Pacaraima, região Norte de Roraima, município que faz fronteira com a Venezuela.

As obras, de acordo com o governo, serão realizadas pelo Executivo estadual, com recursos de emendas parlamentares e processos executados por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR).

Assim que prontas, ainda de acordo com a Seed, as obras vão oferecer aos moradores dos municípios de Pacaraima, Uiramutã e Normandia melhorias na estrutura de atendimento e na qualidade de ensino. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Nível do rio Madeira sobe quase 4 metros, mas permanece abaixo da média em Rondônia

Menor nível registrado no rio Madeira foi dia 11 de outubro de 2024: 19 centímetros. Seca extrema também alterou a realidade de famílias ribeirinhas que vivem às margens do rio Madeira.

Leia também

Publicidade