Apenas um representante da Amazônia recebe Medalha da 1ª infância no Congresso Nacional

A votação aconteceu no dia 4 de julho na Câmara dos Deputados.

O Congresso Nacional divulgou os contemplados de 2023 com a Medalha Amigo da 1ª Infância, honraria concedida pela Câmara dos Deputados. Os escolhidos são pessoas ou a instituições que se destacam pela contribuição ao desenvolvimento, atenção, proteção ou garantia de direitos da primeira infância no País. Dos mais de 50 indicados de todo o Brasil, apenas um representante da Amazônia foi escolhido em 2023.

A medalha ficou para a turismóloga Teresa Surita, de Boa Vista (RR). As demais foram para a Associação Beneficente Nossa Casa, de Criciúma, Santa Catarina; Juiz Dr. Sérgio Luiz Ribeiro de Souza, do Rio de Janeiro; Onélia Maria Moreira Leite de Santana de Fortaleza, no Ceará; e Paulo Roberto Leite de Arruda, de Vitória de Santo Antão, Pernambuco.

Fotos: Andrezza Mariot/PMBV

Teresa já foi prefeita (MDB) de Boa Vista e foi escolhida por seu incentivo na forma da sociedade olhar para a criança implementando políticas públicas integradas de cuidado desde a gestação até a garantia da vaga em creches e escolas, trabalho que ficou conhecido no Brasil e se tornou referência até para a criação de um programa do Governo Federal, o ‘Criança Feliz’.

Além disso, outras medidas na capital roraimense também fazem parte da iniciativa, como a inclusão de espaços recreativos voltados para o público infantil e o fato de Boa Vista ser a única cidade do Brasil que concede sete meses de licença maternidade para servidoras públicas da prefeitura

A votação aconteceu no dia 4 de julho na Câmara dos Deputados. Os votos que garantiram a medalha para a representante da Amazônia foram do Conselho Deliberativo, formado por secretárias, o presidente da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; 1 (um) representante de cada partido político com assento na Câmara dos Deputados, indicado pelo respectivo Líder. A cerimônia de entrega da Medalha Amigo da Primeira Infância será realizada no dia 23 de agosto, em alusão ao Dia da Infância. 

Teresa Surita. Foto: Reprodução/PMBV

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Murucututu: “coruja de óculos” é considerada a maior espécie do gênero na Amazônia

A murucututu ocorre em todas florestas tropicais das américas, mas na Amazônia já se tornou até personagem de canção de ninar.

Leia também

Publicidade