No Carnaval de 2023, o bloco ‘Pirarucu do Madeira’ faz aniversário de 30 anos. Conhecido pelas cores, bonecos gigantes, fantasias e ausência de cordas e abadás, o bloco foi reconhecido como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial pela Câmara Municipal de Porto Velho.
A votação foi realizada e a aprovação veio por maioria absoluta. Para Ernande Segismundo, presidente do Pirarucu do Madeira, é muito importante a associação receber esse reconhecimento do parlamento municipal.
“O Pirarucu do Madeira não é uma mera diversão, é uma manifestação de cultura popular vinculada às nossas raízes culturais, as nossas raízes carnavalescas”, exaltou.
Segundo o presidente, atualmente a associação conta com 30 pessoas ligadas diretamente ao projeto.
“Agora no desfile do bloco envolve muito mais gente, apoiadores […] Pessoal que tá sempre levando essa cultura popular para rua, tem muita gente que trabalha de modo voluntário, sem cobrar nada. Por isso, a gente consegue fazer essa brincadeira”, contou.
Três décadas atrás
“A gente tava preocupado mais em brincar mesmo, mas foi bem recebido pelo pessoal que gosta de carnaval, pelos foliões… E aí a gente se animou para fazer no ano seguinte. A brincadeira ‘sem querer querendo’ chegou até aqui, fazendo 30 anos”, relembrou.
Em 1993, quando o Pirarucu do Madeira surgiu, já havia outros blocos em circulação. Mas ele conquistou seu espaço para fazer o encerramento com muito frevo, marchinha e bonecos gigantes. Na época, a inspiração veio do bloco Bacalhau do Batata, de Olinda (PE).
“Como eu vou muito no carnaval do Recife e já ia muito naquela época, a gente gostava muito daquele tipo de carnaval artístico com muita raiz popular e cultura popular do Nordeste. Então a gente decidiu fazer aqui em Porto Velho uma miniatura do Bacalhau do Batata”, contou.
Batismo
Já que a inspiração homenageava o bacalhau, aqui em Rondônia o desejo era homenagear algo regional.
“O pirarucu é o nosso bacalhau, é o maior peixe de água doce do Brasil […] Na época a gente fez essa metáfora: Pirarucu do Madeira, para fazer essa vinculação de peixe regional muito forte com o nosso rio majestoso, que é o [rio] Madeira”, explicou.
Preparativo para os 30 anos
Os anos passaram e, nas últimas edições, o bloco arrastou centenas de foliões com a proposta de resgatar o carnaval tradicional com marchinhas, fantasias e bonecos gigantes.
Este ano, o Pirarucu do Madeira desfila nas ruas no próximo domingo (12). A concentração está marcada para às 15h, na avenida Pinheiro Machado com Rogério Weber.
Os amantes de carnaval podem esperar os tradicionais bonecos gigantes e um pirarucu de 10 metros característicos da associação.
“Estamos muito ansiosos e muito animados. Já tem informações que chegam da cidade inteira que os foliões estão se preparando com as suas fantasias”, confessou o presidente.
*Texto de Loide Gonçalves sob supervisão de Thaís Nauara