Nova restauração do Museu Casa de Rondon é anunciada em Vilhena

Na década de 90 foi inaugurado em anexo um zoológico. De acordo com moradores da cidade, os animais foram levados embora, objetos do museu foram furtados e tudo fechou

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) considera o local como parte importante da memória de Rondônia, pois foi uma estação telegráfica feita no início dos anos 1900 a pedido do Tenente Coronel Cândido Mariano da Silva Rondon.

Ainda conforme o Iphan, o posto telegráfico deu origem a cidade de Vilhena e durante quase meio século foi o registo da passagem de pessoas pela região. A estação foi transformada no Museu Marechal Cândido Rondon, popularmente conhecido como Casa de Rondon em meados de 1980.

Foto: Herbert Weil/Prefeitura de Vilhena

Na década de 90 foi inaugurado em anexo um zoológico. De acordo com moradores da cidade, os animais foram levados embora, objetos do museu foram furtados e tudo fechou.

Este ano, o projeto de restauração será executado por uma empresa vilhenense com recursos estaduais.

“A gente sabe que esse será um grande referencial de atrativo turístico. Vilhena vem trabalhando de uma forma muito intensa pra fazer desenvolver o turismo nessa região. O Cone Sul precisa de fato desses ícones”, pontuou o superintendente estadual de turismo, Gilvan José Pereira Júnior.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

IBGE informa que mais de 60% dos indígenas do Amazonas moram em cidades

Segundo o IBGE, a população indígena total, em 2022, foi de 490.935 pessoas, sendo que 62,3% vive em áreas urbanas (305.866) e 37,7% em áreas rurais (185.069).

Leia também

Publicidade