Governo autoriza retorno das aulas presenciais em nove municípios de Rondônia

Retomada está autorizada para o setor privado e rede pública dos municípios. Atividades da rede estadual de educação continuam suspensas.

O governo de Rondônia publicou um decreto, nesta quinta-feira (22), autorizando a retomada de aulas presenciais em escolas e faculdades privadas de Rondônia. As escolas públicas dos municípios também podem retornar o ensino presencial. O decreto já está em vigor, mas as atividades da rede estadual de educação continuam suspensas.


O documento do governo determina que o retorno das aulas presenciais deve ser de forma gradual e escalonada, com até 50 % de sua taxa de ocupação. As carteiras dos estudantes precisam manter m distanciamento mínimo de 120 cm.
Creches terão prioridade no retorno de aulas presenciais — Foto: Celso Tavares/G1

Ainda segundo o decreto, os pais ou responsáveis dos alunos menores de idade poderão optar pelo ensino presencial ou manter o ensino remoto (virtual), independente de ser grupo de risco. A mesma regra vale para estudantes acima de 18 anos, que terá “seu poder de decisão”.

“As mantenedoras ficam responsáveis pela manutenção das atividades educacionais remotas, para os alunos que optarem por não retornar às instituições de ensino”, diz o governo.

O governador Marcos Rocha também decidiu que as instituições de ensino municipais podem voltar com as aulas presenciais, mas essa decisão é facultativa, seguindo o plano de retomada que cada município organizar. O decreto já está em vigor.

Onde as aulas já podem voltar?

Porto Velho

Ariquemes

Mirante da Serra

Candeias do Jamari

Primavera de Rondônia

Guajará-Mirim

Chupinguaia

Pimenteiras do Oeste

Vale do Paraíso

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Quando não é queimada, é seca: a Amazônia pede socorro

O Brasil não conhece a Amazônia, se conhecesse ela seria respeitada. Ela é a mistura da floresta com as águas em perfeita harmonia quando preservada.

Leia também

Publicidade