Durante a live, nesta sexta-feira (2), acontecerá o 5° encontro de bateristas de Porto Velho.
O dia 2 de outubro é o dia que Porto Velho foi elevado à condição de município, por meio da Lei n° 757 de 2 de outubro de 1914, sancionada no Palácio do Governo em Manaus, pelo ex-governador do Amazonas, Dr. Jonathas de Freitas Pedrosa. Porto Velho foi batizado com esse nome por conta da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM), foi sobre os trilhos desta ferrovia às margens do Rio Madeira que a cidade nasceu. Em 1943, a pequena comarca do interior amazonense foi desmembrada do município de Humaitá para se tornar capital do Território Federal do Guaporé.
Com uma extensão de 34.090,95 km², Porto Velho é hoje a maior capital no país, com um território maior que os estados de Alagoas e Sergipe, superando até mesmo países como Bélgica e Israel. Com quase 540 mil habitantes, Porto Velho também é a única capital que faz fronteira com outro país, a Bolívia.
Em comemoração a data, a Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), irá realizar o 5° encontro de bateristas de Porto Velho. O encontro será transmitido ao vivo através da página da Funcultural no Facebook (facebook.com/funcultural).
As comemorações que antes aconteciam no Mercado Cultural, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, acontecerá às 17h, de forma virtual, através da internet.