Conheça o indígena que vai comandar a primeira Superintendência Estadual do Indígena em Rondônia

Superintendência foi criada há um ano, por meio de decreto. Gasodá é um dos líderes do povo indígena Paiter Suruí.

Gasodá Suruí fez parte de um acontecimento inédito em Rondônia: ele assumiu a primeira Superintendência Estadual do Indígena criada pelo governo do estado. A Superintendência foi criada há um ano, por meio de decreto.

Mas quem é Gasodá? Um dos líderes do povo indígena Paiter Suruí, Gasodá Wawaeitxapoh Suruí tem 44 anos. Ele foi criado na Terra Indígena Sete de Setembro, em Cacoal (RO), onde ainda vive, assim como outros integrantes do seu povo.

Gasodá Wawaeitxapoh Suruí — Foto: Redes Sociais/Reprodução

Ele é graduado em Turismo e possui mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (Unir).

Segundo a Unir, Gasodá é o primeiro indígena nascido em Rondônia que concluiu o Mestrado em Geografia na universidade. Ele ainda faz parte da instituição, atualmente como doutorando em Geografia.

O indígena já foi estagiário e Auxiliar Administrativo na Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, uma organização que tem o objetivo de defender os direitos humanos e o meio ambiente.

Gasodá também é Fundador e Coordenador do Centro Cultural Indígena Paiter Wagôh Pakob, um espaço de vivência do povo Paiter Surui que atua na defesa territorial, ambiental e cultural do povo Paiter Suruí.

A Superintendência inédita que Gasodá assumiu é uma das cinco secretarias e superintendências criadas pelo governo de Rondônia em março de 2023. A pasta tem por finalidade cooperar, dar assistência, intermediar, implementar e desenvolver políticas aplicáveis aos povos indígenas. 

Por Jaíne Quele Cruz, g1 RO*

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pará perde Mestre Laurentino; artista completaria 99 anos em janeiro de 2025

Natural da cidade de Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó, ele era conhecido como o roqueiro mais antigo do Brasil.

Leia também

Publicidade