Manaus 30º • Nublado
Quarta, 30 Novembro 2022

Cássia Eller, Renato Russo e Jimi Hendrix: a musicalidade de Santa Cecília em Roraima

Conhecida mundialmente como padroeira dos músicos e da música sacra, Santa Cecília tem no 22 de novembro o dia da sua celebração. É em sua reverência que no mesmo dia comemora-se o dia do músico. Santa católica, Cecília é conhecida por seu talento artístico e em sua imagem ela aparece sempre segurando um instrumento musical.

Aqui em Roraima, no município do Cantá, existe uma pequena cidade chamada Santa Cecília. Quem sai de Boa Vista pela Ponte dos Macuxi, com destino ao Bonfim pela BR 401, encontra a cidade de Santa Cecília em 10 minutos. A cidade foi criada em 1994 a partir do loteamento das terras da antiga Fazenda Santa Cecília.

Santa Cecília de Jacques Blanchard. Foto: Reprodução/Santo do Dia

Comprei uma casa em Santa Cecília, na rua 2, no ano de 2001. Inaugurei um espaço cultural que se chamou Casa do Poeta. Comecei a divulgação do local e fiquei incomodado com essa identificação das ruas através de números. Elaborei uma lista com 60 nomes de compositores brasileiros de renome, já falecidos, e entreguei ao prefeito com a sugestão de substituir os números pelos nomes.

O prefeito não teve tempo de nomear as ruas de Santa Cecília durante o seu mandato e o prefeito seguinte encontrou a sugestão, que já estava aprovada pela Câmara Municipal e resolveu dar uma melhorada. Como todos os 60 nomes da minha lista original eram brasileiros, ele resolveu ampliar com nomes de músicos de outros países. Eu havia sugerido músicos brasileiros não por xenofobia e sim porque a música brasileira é referência mundial.

Como a cidade é pequena, muitos nomes da lista original de nacionais, foram então substituídos pelos nomes dos internacionais. Hoje tem gente em Santa Cecília que mora na rua Jimi Hendrix, Frank Sinatra, Beethoven. Mas a maioria das ruas tem nome de artistas brasileiros. A antiga Casa do Poeta fica agora no cruzamento da Noel Rosa com a Cássia Eller. Próximo da Lupicínio Rodrigues. E a única avenida principal chama-se Renato Russo. Tem Carmen Miranda e tem Tim Maia. 

Sobre o autor

Eliakin Rufino é poeta, compositor, professor e filósofo. Nasceu e reside em Boa Vista, Roraima.

*O conteúdo é de responsabilidade do colunista

Veja mais notícias sobre Revelando Roraima.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 30 Novembro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/