A unidade da Fhemeron na cidade foi parcialmente desativada no inicio de novembro para contenção de despesas, segundo o governo. Desde então, apenas uma coleta foi feita, com pouca adesão da comunidade.
A iniciativa integra ciência, arte e educação ambiental para aproximar o público da micodiversidade amazônica, com curadoria científica do Grupo de Pesquisa Cogumelos da Amazônia.