Orientação de vida no primeiro livro de Jiu Jitsu

A obra descreve a essência de um esporte que projetou e projeta o Brasil para o mundo.

Olá, Salve, Salve!

Este é um momento de reflexão. Em meus artigos compreendo que não existe um direcionamento e sim momentos por mim vividos ou por personagens importantes na História do esporte social, que resolvi contar através deles.

Neste artigo escolho como exemplo, um livro pequeno e simples, que remonta a implantação de uma modalidade esportiva que traduz o comportamento no cotidiano da vida em formação.

Em 1997, recebi das mãos do Super Atleta Reyson Gracie. Quando de mais uma de suas temporadas no Amazonas, avaliando e aprimorando atletas renomados do nosso Jiu Jitsu, um livro publicado em 1948, por Carlos Gracie chamado: ‘Introdução ao Jiu Jitsu’. O primeiro livro a falar sobre a modalidade no Brasil escrito pela histórica e lendária Família Gracie.

O livro procurava orientar os responsáveis (mais velhos), pela formação educacional da nova geração, dos anos finais de 40 e início dos anos 50. O livro foi prefaciado pelo amigo da família, Henrique Pongetti, que, declaradamente fã e visionário, descreve o autor Carlos Gracie com merecidas palavras elogiosas: “Carlos Gracie tem olhos azuis, de poeta e uma calma de um jogador de xadrez. Quem lhe observa o tipo, não desconfia da soma de virtudes combativas que se ocultam debaixo daquela máscara de contemplador, daquele todo de homem marginal, habituado a ver as lutas do alto do palanque eburneo”.

-EBURNEO – significa pureza de um marfim, claro, sem marcas, original, autêntico, etc.

Foto: Dudu Monteiro de Paula/Acervo pessoal

O livro não faz referência a alguma técnica da modalidade. Fala sim, do comportamento cotidiano na formação de novas gerações. Buscava orientar os pais, a estimularem seus filhos a desenvolver a autoestima, aprendendo o Jiu Jitsu. Enfatizava: não ao álcool; não ao fumo; não ao bullying; vencer a timidez; que o fato de ser pequeno não significava ser inferior; a desenvolver o estudo para compreender a modalidade, entre outros aspectos.

Sim! Assim é o primeiro livro escrito na modalidade esportiva que mais cria oportunidades na formação de bons cidadãos: o JIU JITSU. A obra descreve a essência de um esporte que projetou e projeta o Brasil para o mundo.

Carlos Gracie compreendia, perfeitamente, o quanto o Jiu Jitsu teria influência na formação do brasileiro. Agradeço ao amigo Reyson pelo livro.
Acredito que esta é a tônica de meus artigos: conduzir a todos através de Histórias como essas, no enfrentamento da vida que temos pela frente.

Agradeço por me acompanharem e de coração, espero ser útil na sua formação cidadã.

Semana que vem tem mais! 

Sobre o autor

Eduardo Monteiro de Paula é jornalista formado na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com pós-graduação na Universidade do Tennesse (USA)/Universidade Anchieta (SP) e Instituto Wanderley Luxemburgo (SP). É diretor da Associação Mundial de Jornalistas Esportivos (AIPS). Recebeu prêmio regional de jornalismo radiofônico pela Academia Amazonense de Artes, Ciências e Letras e Honra ao Mérito por participação em publicação internacional. Foi um dos condutores da Tocha Olímpica na Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016.

*O conteúdo é de responsabilidade do colunista


Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Base do primeiro campus fluvial do Brasil será construída no Amapá

Ordem de serviço da base foi assinada durante um evento no Instituto Federal do Amapá (Ifap) no dia 27. Estrutura deve ser entregue em até seis meses.

Leia também

Publicidade