Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

1967: o início da televisão no Amazonas

WhatsApp-Image-2023-07-12-at-11.58.37
Foto: Eduardo Monteiro de Paula/Acervo pessoal

O ano de 1967,  em Manaus, no Amazonas, possuía 167.343 habitantes e só existiam nas comunicações em massa o rádio de ondas médias (.am), jornais e livros. Na época, quando algo de urgente chegava pelo telex, todos corríamos para os aparelhos de rádios da cidade e ficávamos ansiosos para ler os jornais bem cedo com informações mais completas.

Um detalhe: existiam poucos aparelhos de telefones e se quiséssemos falar "para fora"  de Manaus, teríamos que ir até a Avenida Getúlio Vargas,  na antiga Telamazon,  marcar um horário com a pessoa que queríamos falar e usarmos uma cabine especial quando chamado pela telefonista. Acredite, era assim as comunicações.

Sadie Hauache. Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados

De repente, naquele ano, desembarca em Manaus um grupo de técnicos e empreendedores de São Paulo com o intuito de criar o primeiro canal de televisão: a TV Manauara, e a cabo. 

Na bagagem, além de toda a aparelhagem necessária para um estúdio de TV, era necessário alguns quilômetros de cabo coaxial que levaria a imagem do estúdio à casa dos assinantes. 

A TV estava nos altos na Rua Marcílio Dias, em um prédio da empresa T. Loureiro e Companhia. E assim foi feito. Porém, antes resolveu-se fazer um teste para a família Hauache, que seria a detentora em Manaus.

Na Rua Belém, n°544 , a residência do empresário Edgar Monteiro de Paula, toda a sociedade da cidade reuniu-se em um amplo salão, com equipamento instalado com cabos até nos muros da casa, ligados a dez monitores de frente para rua que já acumulava um público considerável para a época. Afinal, ali nascia a magia da televisão nunca antes vista por aqui.

Além das notícias da cidade de Manaus e explicar como funcionaria a TV a cabo, foi realizado um espetáculo de entretenimento com o grupo da Juventude do Olímpico Clube, dirigidos pela atriz Ednelza Sahdo e do jornalista Pedrinho Aguiar e, acredite, apresentei uma imitação do cantor americano Louis Armstrong. Sim! Eu estava lá e nem sonhava em ser jornalista. No fim, a experiência foi um sucesso.

Imagem: Reprodução/Instituto Durango Duarte

Manaus passava a ter um canal de TV preto e branco a cabo. Porém o impensável ocorreu, os cabos coaxial eram cortados pelas "linhas com cerol dos papagaios" e reposição custava muito caro. A família Hauache desistiu da TV Manauara e partiu para transmissão por ondas UHF, nascendo assim a TV Ajuricaba, em 1969.

O resto da história eu conto depois. Eu estava lá , por isso eu conto!

FUUUUUUIIIIIIIIIIIIIIIIII!!!

Sobre o autor

Eduardo Monteiro de Paula é jornalista formado na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com pós-graduação na Universidade do Tennesse (USA)/Universidade Anchieta (SP) e Instituto Wanderley Luxemburgo (SP). É diretor da Associação Mundial de Jornalistas Esportivos (AIPS). Recebeu prêmio regional de jornalismo radiofônico pela Academia Amazonense de Artes, Ciências e Letras e Honra ao Mérito por participação em publicação internacional. Foi um dos condutores da Tocha Olímpica na Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016.

*O conteúdo é de responsabilidade do colunista

Veja mais notícias sobre Olá, salve salve!.

 

Comentários: 2

Khaled Hauache Jr em Quinta, 13 Julho 2023 11:45

É importante contar a história da televisão no Amazonas, iniciando um setor que gerou empregos e renda para o estado

É importante contar a história da televisão no Amazonas, iniciando um setor que gerou empregos e renda para o estado
eudson Monteiro de Lima em Domingo, 16 Julho 2023 13:12

muito bom saber sobre os primordios da tv aberta e como nasceu e aa evouçao atual da televisao do analogo ao digital e do digital ao hd atual ..
parabens pela materia pois assim ficamos sbendo como nasceu a televisao Manauara .

muito bom saber sobre os primordios da tv aberta e como nasceu e aa evouçao atual da televisao do analogo ao digital e do digital ao hd atual .. parabens pela materia pois assim ficamos sbendo como nasceu a televisao Manauara .
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/