Manaus 30º • Nublado
Quarta, 22 Setembro 2021

Comunicação visual vende?

Bem sabemos que a comunicação nunca foi o forte do brasileiro, até consegue deixar as finanças em dias, administração tudo ok, os processos internos redondos, mas geralmente pecam na comunicação visual, por desconhecer do assunto não dá a devida importância, e mal sabe-se que comunicação visual diz muito sobre o profissionalismo da sua empresa.

É comum também já que tem que "gastar" com comunicação, que seja com o mais barato "profissional" isso é de pouca importância, afinal de contas, segundo o livro BrandSense nosso cérebro dedica 83% da sua atenção a visão por um mero acaso do destino, e não pelo fato que inconscientemente estamos em total alerta de possível ataque.

No neuromarketing quando se entende as motivações biológicas das especificidades cerebrais, você começa a balizar as estratégias e entender muito dos comportamentos de massa, e claro, tirar proveito disso. Então no geral os humanos são muito visuais, precisam ver para crer como diz o ditado popular, e não é por acaso como expliquei acima, por uma necessidade de sobrevivência temos nossa visão como órgão principal de input do mundo externo, bem como uma pessoa deficiente visual tem a audição aguçada para a mesma finalidade, sobrevivência.

Reprodução: Internet

Além do fato de nos mantermos vivos, outro ponto interessante é que somos fascinados por simetria, ver simetria, organização, perfeição é algo que procuramos e nos motiva internamente, por isso gostamos de ver vídeos satisfatório, temos TOC com assimetrias que podem ser corrigidas, corpos perfeitos nos atrai, rostos simétricos, formas geométricas, simetria em designer, simetria na vegetação, na grama cortada, no arbusto aparado etc.

Se nosso cérebro dedica tanta importância à visão, por que você ainda não dá importância a comunicação visual? Como estão os pontos de contato da sua empresa com seu público? Como está sua identidade visual? (não perguntei da logo) Como está o visual das suas redes sociais? Como está o visual do seu site?

Outras áreas já entenderam essa relação de visão com atração e dedicam a atenção devida, como no caso da arquitetura que investe em uma soma de elementos que são agradáveis aos humanos, alterando a percepção de conforto, segurança e claro "qualidade", mesmo não tendo relação direta da beleza com a qualidade do serviço ou produto, mas inconscientemente nós julgamos qualidade e preço.

Em uma situação hipotética, se não estamos em muitas condições financeiras de fazer uma tratamento dentário e vamos em busca de um consultório para fazermos orçamento, certamente você não entrará naquele que a sala de espera tem forro de gesso, iluminação embutida, quente e indireta, revistas que só encontra-se em bancas de jornais, cadeiras de couro, plantas ornamentais como costela de adão, piso de porcelanato, porta de 3m de largura etc. Não necessariamente a qualidade visual das instalações está relacionada a do serviço prestado, mas é assim que nosso cérebro funciona além de ser uma estratégia de segmentar o público.

Então, concluímos que você deve dar atenção a sua comunicação visual, encontre bons profissionais que possam dar o direcionamento correto da sua comunicação visual, em todos os pontos de contato que sua empresa possa ter com os clientes, site, redes sociais, formulários, uniformes, sinalização interna, vitrines, memorandos, ofícios, mediakits etc.

Tudo que possa ter a sua identidade, passará profissionalismo e isso gera segurança em quem vê, sendo um dos pontos chaves para a principal quebra de objeção, deixar o cliente confortável e seguro é o básico que uma empresa deve se preocupar em querer aumentar seu faturamento, deixe o cliente confortável, transmita segurança e profissionalismo, comunicação precisa ter a sua atenção se quiser vencer essa batalha diária, pondere sobre e lembre-se que o mercado não espera.


Aldo Melo

É Mercadólogo, Pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior, MBA Executivo em Administração e Negócios, Esp. em Neuromarketing. Fundador da Agência Conectar - Comunicação e Marketing.

Veja mais notícias sobre O mercado não espera!.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 23 Setembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/