Método Reiki é alternativa para tratamento contra depressão

Quem no mundo nunca passou por algum episódio depressivo? Seja causado pelo fim de um relacionamento, ou após a morte de alguém querido, ou pela perda de um emprego, ou muitas vezes, até sem motivo aparente.

 

Nessa situação tudo se torna mais pesado, sem graça e difícil. O ânimo para fazer coisas simples se esvai e nos deparamos com um estado de apatia, onde tudo parece cinza e sem graça.

 

Mas existe um outro lado: A depressão faz a psique voltar à suas profundezas. Embora sejam dolorosos, os episódios depressivos nos forçam a olhar as nossas sombras, medos e lixos emocionais. Para iluminar a escuridão precisamos antes encara-la e tomar consciência de sua existência.

 

A transformação começa quando se percebe que a depressão é um sinalizador de que está na hora de mudar alguma coisa. Talvez mudar nossa rotina, prioridades, crenças ou mesmo a forma de encarar o mundo.

 

Foto: Divulgação

De qualquer forma esse já é o início de um processo de autoconhecimento. É como se a vida dissesse: “É hora de acordar e ampliar seu raio de visão”. 

 

Organicamente a depressão é uma disfunção que tem sintomas de ordem física e emocional. Os sintomas físicos normalmente relatados são: dores musculares, cefaleia, problemas digestivos, fadiga, exaustão, insônia ou sonolência excessiva, falta ou excesso de apetite, etc. Como sintomas emocionais/mentais normalmente relatados temos: irritabilidade, choro persistente, tristeza profunda, apatia, falta de interesse e ânimo para tarefas rotineiras, pessimismo, entre outros…

 

Esse estado tem raízes energéticas, ou seja, inicia-se no corpo energético. Em estados depressivos (súbitos ou crônicos) nossa energia vital fica comprometida. Nossos centros energéticos passam a apresentar bloqueios e portanto, a ter dificuldades em captar energia saudável e debelar energia insalubre. É como se um córrego de água limpa e cristalina fosse bloqueado em alguma parte de seu trajeto. A água vai começar a acumular-se e, estando parada, começa a apodrecer. Perde a vitalidade que antes tinha quando corria livremente pelo córrego.

 

É comum observar nos pacientes com depressão essa falta de vitalidade e uma grande dificuldade em fazer coisas simples e corriqueiras, como levantar da cama, tomar banho, trabalhar, estudar ou até mesmo chegar até o consultório. 

 

“O Reiki trata e previne os processos depressivos proporcionando equilíbrio energético que se reflete invariavelmente nos campos físicos e emocionais do ser humano. ”
 

Existem atualmente uma série de formas de tratamento para a depressão, uns mais invasivos, outro menos. Tratarei aqui do método Reiki que está no rol práticas integrativas, as quais partem do princípio que todos nós somos compostos por muitos aspectos que devem ser tratados de forma integrada. Sendo esses, aspectos físicos, emocionais, mentais e energéticos.

 

Existem muitas terapias complementares que podem ser utilizadas para ajudar a resgatar a harmonia e plenitude que precisamos e o Reiki é definitivamente uma das mais eficazes

Após uma ou algumas sessões de Reiki sempre ouço relatos que falam de uma sensação de bem-estar, relaxamento, aumento de autoconfiança, aumento do nível energia que utilizamos para tocar a vida normalmente, diminuição da tristeza, sensação de paz interior e alegria íntima indefinida.

 

O tratamento adequado com o método Reiki permite que o paciente volte gradativamente a um estado de harmonia e plenitude, reestabelece o sono saudável, trata e alivia dores físicas e emocionais e oferece a possibilidade de uma nova visão de vida. 

 

Geralmente depois de tratados com Reiki, pacientes com quadros depressivos são capazes de buscar por conta própria os seus próprios caminhos, conseguindo participar ativamente de seu processo de cura.

 

O Reiki, contudo, é uma terapia complementar e trabalha em conjunto com a psiquiatria e psicologia. Lembra do conceito da integralidade humana que abordamos no início do artigo?  Pois é! O médico está apto a tratar o aspecto físico e mais visível da depressão, o psicoterapeuta vai atuar nas causas mentais/emocionais, no que disparou o processo depressivo. E o Terapeuta Reiki vai atuar nos desequilíbrios energéticos que, como já falado, se não tratados emergem em forma de enfermidades.

 

O Reiki trata e previne os processos depressivos proporcionando equilíbrio energético que se reflete invariavelmente nos campos físicos e emocionais do ser humano.

 

Alguém de seu círculo social passa por um processo depressivo?

 

Encaminhe esse artigo a essa pessoa! Existem muitas formas de lidar com a depressão, mas o Reiki é uma excelente indicação visto que é um método totalmente natural, seguro, indolor e sem nenhum efeito colateral.

 

O Reiki age diretamente na causa da depressão quando promove o desbloqueio e o equilíbrio energético do paciente. Sintonizando-o com um padrão de saúde, harmonia e bem-estar. Esse é um dos inúmeros caminhos que promovem o autoconhecimento. A cada semana abordaremos um caminho.

 

Quer saber mais sobre Reiki? Quem sabe no próximo artigo? Deixe-me saber de seus interesses. Você pode enviar duvidas ou sugestões para o e-mail: espacopremamanaus@gmail.com.

 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Festival Amazônia Mapping reúne atrações internacionais em Belém; confira a programação

O line-up do festival traz espetáculos de música e imagem como o Ciclope Studio, projeto de artes visuais da Bolívia e o feat entre Tambores do Pacoval e Mestra Bigica.

Leia também

Publicidade