Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Domingo, 18 Abril 2021

Artigo: Reflexões e conceitos sobre crenças, religiões e espiritualidade

Aho meu povo! Estou de volta, e agora com a proposta de trazer alguns conceitos e reflexões a respeito de temas como crenças, religião, espiritualidade, mediunidade e todos os desdobramentos possíveis sobre esses assuntos.

A intenção é o esclarecer alguns pontos e trocar informações com todos aqueles que se interessam pelo o assunto dos intercâmbios espirituais entre os dois planos de existência.

Abordaremos as faculdades mediúnicas como um atributo da alma humana e buscaremos estar livres de dogmas ligados a qualquer corrente religiosa para que as reflexões que faremos possam ser acolhidas e utilizadas por qualquer pessoa, que participe de qualquer sistema de crenças e mesmo por aqueles que não estão ligados a nenhum sistema de crenças específico.

"Não há como unir a humanidade numa única fé. Se as estrelas do Universo, que são criações de Deus, são todas diferentes, tal como ocorre com os homens, é prudente nos acostumarmos com o fato de que o Criador se manifesta igualmente em muitas e diversas formas, e que em nenhuma Ele se encontra ausente. Perceber Deus no outro é sentir Deus em si mesmo. Já enxergar Deus na religião do outro, é como estar montado num possante cavalo branco e, das calmas pradarias, olhar as estrelas numa linda noite de lua cheia e sentir-se parte da Criação divina."

Mensagem do Espírito Ventania

Começaremos entendendo e refletindo um pouco sobre os conceitos de crenças, religião e espiritualidade.

O que é espiritualidade? O que são crenças? O que é religião?

Espiritualidade é entendida, por nós, como um aspecto inerente a toda alma humana. O ser humano, de uma forma integral, possui aspectos físicos, aspectos emocionais, aspectos mentais e aspectos espirituais. Todos temos todos esses aspectos, e isso independe de nossas crenças.

E crenças? As crenças são ideias que damos a chancela de serem verdades. Essas crenças podem ser em qualquer dimensão humana. Então temos as crenças religiosas, mas também temos a crenças relacionadas a nível de capacidade humana, como por exemplo: eu acredito que eu posso e mereço ser feliz ou eu acredito que não posso ou não mereço ser feliz. São nossas crenças possibilitadoras ou limitadoras.

E agora chegamos ao conceito de religião. O que é uma religião? A religião se forma a partir da reunião de um punhado de crenças para a qual aquele grupo deu a chancela da verdade.

Percebam que as crenças se alteram ao longo da vida, aquilo que você acreditava ontem pode não fazer mais sentindo hoje. Como a crença é a base das religiões com as transformações destas as religiões também se transformam. O Religião está em constante estado de transformação, de mudança, pois acompanha as transformações da consciência humana.

Com o passar do tempo, cada religião, se transforma, se reestrutura ou gera outra religião e esse processo acontece de uma forma arrítmica. Ou seja, cada uma em seu tempo e em seu ritmo específico.

É importante entender que não nos cabe e não podemos comparar religiões, principalmente quando estas não são as religiões nas quais estamos inseridos. Não podemos julgar a experiência religiosa do outro a partir do nosso ponto de vista, que é o de observador ou julgador externo, o qual não está realmente vivenciando a experiencia religiosa em questão.

No meu ponto de vista pessoal, não existe religião boa ou ruim, não existe religião melhor que a outra. Toda tem sua parcela de verdade e de equívocos, todas tem seu lado luz e seu lado sombra. Exatamente como nós, seres humanos. Nós, seres humanos, criamos as religiões e nós sabemos que somos seres imperfeitos, com sombras e luzes, não sabemos? E como queremos ter a ilusão de que existe uma religião perfeita? Que detenha a verdade absoluta?

Acredito que as religiões são importantes degraus que servem para que o homem desenvolva aquilo que realmente é essencial, aquilo que realmente importa, o seu aspecto espiritual, a sua espiritualidade. Nada mais e nada menos que isso.

Então o que realmente importa em nosso ponto de vista, é a espiritualidade humana e não a religião. O entendimento aqui é que toda e qualquer crença religiosa deve ser respeitada, mas o que realmente deve ser buscado e valorizado são as conexões de almas humanas, de alma para alma, de coração para coração. A busca pelo autoconhecimento, o movimento de se olhar, de se curar e de entender um pouco mais sobre as leis sagradas que nos regem.

Não existe uma religião sagrada, porque todas são.

Não existe uma pessoa sagrada, simplesmente porque todos nós própria Divindade.

Dito isto, vamos agora refletir sobre os conceitos: Espiritismo x Espiritualismo.

Espiritismo é o nome que se dá a doutrina codificada ou fundada por Allan Kardec, que acredita na existência de um espírito imortal, portanto em continuidade da vida depois do processo de morte do corpo.

Espiritualismo é toda e qualquer doutrina ou compreensão que acredite na existência de um espírito imortal, de vida após a morte, de intercâmbio entre os mundos físico e espirituais, sem necessariamente concordar com os estudos ou com as ideias de Allan Kardec.

Então o Espiritismo (e todo espírita) é obrigatoriamente espiritualista, mas nem todo Espiritualismo (ou espiritualista) é Espiritismo (ou espírita).

Como exemplo de sistema de crenças ou religiões que são espiritualistas mais que não são espíritas temos: O Budismo, a umbanda, o candomblé e o próprio catolicismo, já que a doutrina católica acredita na imortalidade da alma e em uma continuação da vida pós morte do corpo físico.

Bom, o assunto é vasto e vai render. Por hoje deixo essas reflexões e conceitos e em breve retorno para darmos continuidade ao assunto.

Se você se interessou pelo tema, possui dúvidas ou sugestões me deixe saber. Você consegue me contactar através do Instagram @mestredanholanda.

Que o Amor nos ilumine!


Por Mestre Dan Holanda

Instagram: mestredanholanda

Veja mais notícias sobre O Buscador.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 18 Abril 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/