WhatsApp adia novamente fim do app em celulares antigos

Foto: Reprodução/Shutterstock
O anúncio do fim do funcionamento do aplicativo de mensagens WhatsApp em alguns aparelhos celulares com sistemas operacionais antigos deixou muitos usuários preocupados. Segundo reportagem do G1, o encerramento estava marcado para acontecer na sexta-feira (30), mas alguns foram programados para ocorrer apenas em 2020. Veja as novas datas:

BlackBerry OS e BlackBerry 10: 31 de dezembro de 2017
Nokia S40: 31 de dezembro de 2018
Nokia Symbian S60: 30 de junho de 2017
Windows Phone 8.0 e versões anteriores: 31 de dezembro de 2017
Android 2.3.7 e versões anteriores: 1º de fevereiro de 2020

Parada confirmada

O único modelo que deve parar de poder acessar o aplicativo é o iPhone 3GS, com sistema operacional iOS 6. O WhatsApp informou que, ainda que não vá encerrar imediatamente o suporte para esses sistemas, alguns recursos podem parar de funcionar “devido a não desenvolvermos ativamente para estar plataformas”.

Defesa do Consumidor

Essa é a segunda vez que o WhatsApp adia o fim do serviço nesses sistemas, marcado inicialmente para 2016. Em junho, a Proteste havia notificado o Facebook, dono do WhatsApp, e contestava a decisão, que classificou de “obsolescência programada”.

“É um desrespeito ao consumidor, especialmente por quem opta por utilizar um aparelho mais antigo, uma vez que o acesso ao serviço de telefonia é provido por todas as operadoras do país”, alegou. A oferta do serviço deveria ser feita, afirma a Proteste, enquanto o aparelho funcionar. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Legistas da floresta querem saber: as grandes árvores da Amazônia estão morrendo?

O projeto Gigante, que começou na Amazônia em junho de 2024, está iniciando um protocolo que utiliza levantamentos feitos por drones combinados com verificações de solo para avaliar a mortalidade de árvores tropicais de grande porte.

Leia também

Publicidade