Venezuela propõe à Unasul criação de observatório de segurança para a região

Foto: Reprodução/Shutterstock

A Venezuela propôs nessa quinta-feira (24) à União de Nações Sul-Americanas (Unasul) criar um Observatório de Segurança para a América do Sul, com o objetivo de trocar informações e mecanismos para garantir a segurança dos cidadãos.

A proposta foi apresentada pelo ministro das Relações Interiores, Justiça e Paz venezuelano, Nestor Reverol, durante reunião do Conselho Sul-Americano de Segurança, em Caracas.

“Fizemos a proposta de criar o Observatório Sul-americano de Segurança, para estabelecer padrões nos indicadores de criminalidade e violência. Todos os países da América do Sul estudam diferentes delitos, o que permite uniformizar os indicadores para estabelecer taxas de vítimas de homicídios na região”, disse.

Segundo Nestor Reverol, há “novas ameaças”, como “violência criminosa, política e econômica”, que estão afetando os países sul-americanos.

O ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino López, propôs ao Conselho de Defesa da Unasul a criação de uma zona de paz para a América do Sul, na qual trabalhem em conjunto as Forças Armadas dos países da região.

“Devemos construir uma zona de paz que obedeça à independência das nossas nações sob princípios de solidariedade, respeito e identidade. As nossas Forças Armadas devem ser instrumentos para construir uma zona de paz, regida pela mais profunda ética, dignidade e soberania dos povos”, declarou. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade