Venezuela e Colômbia fecham acordo de abertura progressiva da fronteira

Foto: Divulgação/Governo da Venezuela

Em conversa por telefone, os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Colômbia, Juan Manuel Santos, fizeram um acordo para a abertura gradual da fronteira entre os dois países. A normalização do trânsito deve acontecer nos próximos dias após o cumprimento de duas medidas. “Os presidentes instruíram seus ministros de Defesa a coordenarem ações imediatas para a normalização da fronteira”, disse o ministro de Comunicações da Venezuela, Ernesto Villegas, no Twitter.

A partir desta terça-feira (20) pedestres dos dois lados da fronteira entre a Venezuela e a Colômbia têm permissão para atravessar de um país para o outro. Segundo publicado nas redes sociais do ministro de Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino, os dois países devem dialogar com o intuito de eliminar as máfias. “Falei com o Dr. Luis Carlos Villegas, para aumentar a coordenação operacional contra as máfias”, afirma Padrino no Twitter.

A segunda parte do acordo prevê o diálogo entre o Banco Central de Venezuela e o Banco da República da Colômbia. As duas grandes instituições econômicas pretendem coordenar, de maneira internacional, operações contra máfias que atuam na falsificação de moedas. Além disso, Maduro pretende dialogar com o presidente Manuel Santos para solicitar a modificação da Lei nº 8, aprovada em 2000, que permite que casas de câmbio na fronteira fixem preços abaixo do normal no câmbio do Peso para o Bolívar.

“Estamos exigindo que o governo da Colômbia, por via diplomática, tome medidas para a remoção da resolução nº8, que permite que casas de câmbio coloquem o preço que quiserem na moeda venezuelana (…) um preço tem o Bolívar, em Bogotá, no Banco da República, e outro preço tem com máfias Cucuta “, disse o chefe de estado, durante o seu programa ‘Fale Maduro’.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade