Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Vacinação contra sarampo é prorrogada até 31 de agosto, em Porto Velho

Pessoas com idade entre 20 a 49 anos devem procurar as unidades de saúde em Porto Velho para serem vacinados contra o sarampo. Segundo o Ministério da Saúde (MS), a doença voltou a circular no Brasil e a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) estendeu até o dia 31 de agosto a quarta etapa da mobilização.

A campanha de vacinação contra o sarampo teve início em 2019. Em outubro e novembro foram realizadas as duas primeiras etapas para imunizar o público de seis meses a menores de cinco anos contra a infecção do vírus. De fevereiro a março deste ano foi a vez do público de 5 a 19 anos receber a dose.
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Segundo o departamento de Imunização da Semusa, em Porto Velho a procura do público desta etapa (20 aos 49 anos) pela vacina é considerada baixa. "Aplicamos até o momento cerca de quatro mil doses neste grupo de pessoas. Apesar de não termos uma meta estabelecida, sabemos que a dosagem aplicada está muito baixa", explica a gerente de Imunização, Elizeth Gomes.

A vacina está disponível em todas as unidades de saúde de Porto Velho, que funcionam das 8h às 18h. É importante comparecer com os documentos pessoais, cartão do SUS e Cartão de Vacina.

O que é o Sarampo?


Uma infecção causada pelo vírus com genoma RNA (paramyxovirus do grupo morbilivirus) e tem grande potencial de transmissão através do contato de gotículas suspensas no ar, saliva e contatos físicos como abraço ou aperto de mão.

Como é transmitido?

De pessoa pra pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O sarampo é extremamente contagioso, uma pessoa infectada pode transmitir para até 90% dos indivíduos próximos que não estejam imunes a doença.

Sintomas e consequências?

Febre e tosse, irritação nos olhos, escorrimento e congestão nasal e mal-estar. Além do aparecimento de manchas escuras no corpo e lesões na boca depois dos sintomas passarem. As sequelas podem comprometer o sistema nervoso central e causar complicações secundárias como pneumonia e óbito.

Veja mais notícias sobre NotíciasRondônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/