Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

União Europeia aprova novas sanções contra Venezuela

União Europeia aprova novas sanções contra Venezuela
(ANSA) - Os 28 chanceleres da União Europeia aprovaram nesta segunda-feira (13) uma série de novas sanções econômicas contra a Venezuela, incluindo um embargo à venda de armas e de "outros materiais relacionados" que poderiam ser usados para "a repressão interna". As informações são da agência ANSA.
Foto:Reprodução/Agência Brasil
Além disso, os ministros aprovaram a proibição de viagem aos países-membros da UE e o congelamento de bens de venezuelanos.No entanto, a lista dos nomes que serão atingidos pela medidas serão divulgados mais tarde, mas acredita-se que serão pessoas ligadas ao governo e às Forças Armadas.
De acordo com uma nota divulgada pelos chanceleres, a ideia desse embargo é diminuir a "polarização política" no país e dar um impulso para "favorecer o diálogo" entre governo e oposição.
"Nesse contexto, além dos esforços políticos e diplomáticos para apoiar uma conclusão negociada e pacífica da crise política, o Conselho decidiu por unanimidade adotar medidas restritivas, destacando as suas preocupações para a situação do país", escreveu o Conselho dos ministros.
Desde a convocação da Assembleia Constituinte, em maio deste ano, pelo presidente venezuelano, Nicolás Maduro, os líderes europeus criticaram duramente o governo. Para eles, a medida era uma manobra do mandatário para retomar o controle da Assembleia, que no momento era dominada pela oposição.
Os Estados Unidos anunciaram uma série de sanções por conta da Constituinte e a União Europeia disse que criaria medidas caso Maduro levasse seus planos adiante. ReestruturaçãoMaduro anunciou, no fim da noite deste domingo (12), que a reunião convocada para hoje sobre a reestruturação ou o refinanciamento da dívida externa de seu país para a iniciativa privada está avaliado em US$ 60 bilhões e "contará com a participação direta de 91% dos credores".Durante seu pronunciamento, o presidente afirmou que os detentores dos títulos do Estado e da petrolífera PDVSA provenientes dos EUA,Itália, Grã-Bretanha e de outros países europeus "para buscar juntos uma fórmula que beneficiem os interesses das partes e garantam à Venezuela os seus direitos humanos". (ANSA)

Veja mais notícias sobre Internacional.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/