Ufam lança aplicativo similar ao Youtube e Netflix para TV Ufam

Foto: Divulgação/TV Ufam

A TV Ufam e o Instituto de Ciências da Computação (Icomp) da Universidade Federal do Amazonas lançam o TV Ufam Play. O aplicativo estará disponível a partir desta sexta-feira (9), e possibilitará ao público o acesso a todos os conteúdos produzidos pela equipe da televisão universitária. O web app foi desenvolvido por alunos de graduação e pós-graduação do Instituto, sob coordenação do professor Cesar Melo e tem tecnologia similar ao Youtube e Netflix.

O TV Ufam Play está disponível na Play Store do Google gratuitamente para dispositivos Android. Ao baixar o aplicativo, o usuário poderá ver os vídeos da TV, criar perfil e playlits com seus vídeos favoritos e fazer comentários. É possível acessar o aplicativo pelo computador no endereço. É necessário estar conectado à internet para usar o recurso.

“O aplicativo está baseado numa tecnologia chamada streaming adaptativo de vídeo, que adapta o conteúdo às condições da rede. O diferencial é que você não tem os travamentos ou isso é muito reduzido”, explica Cesar Melo.

Para o professor, o desenvolvimento do TV Ufam Play é um grande desafio e um orgulho para a equipe do Icomp, que já havia desenvolvido o aplicativo Icomp TV. Segundo Cesar Melo, o aplicativo da emissora, por ter uma demanda maior de vídeos e acessos, exige um alto desempenho. “Isso mostra que o Icomp está pronto para novos desafios”, afirma.

Conteúdo exclusivo

O TV Ufam Play foi criado com o objetivo de reunir todos os vídeos da emissora em um só local. O canal que a TV Ufam possui no Youtube será mantido, mas apenas com trechos de produções. Os vídeos na íntegra podem ser acessados no aplicativo. Programas, reportagens, curtas e outras produções audiovisuais compõem o conteúdo exclusivo disponível no aplicativo.

“Vai ser um conteúdo acessível para todo mundo. Isso também marca, nesse processo de revitalização da TV Ufam, um grande passo, mostra que a TV está sempre procurando inovar”, afirma o diretor de programas, Caio Pimenta.  A próxima versão do aplicativo já está em processo de desenvolvimento, com a equipe trabalhando em melhorias de recursos e atualizações. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade