Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Tecnologias a favor dos praticantes de corrida

Tecnologias a favor dos praticantes de corrida
Relógio com monitor cardíaco
 
Com ou sem cinta peitoral, o frequencímetro, como também é chamado, auxilia a se exercitar dentro de suas zonas específicas de frequência cardíaca, que devem ser determinadas com a ajuda de um treinador ou médico de acordo com seus objetivos no esporte.


Relógio com GPS
Ele orienta o corredor nas sessões ao ar livre, podendo ajudar na mudança ou ajustes de ritmo em tempo real. Para alguns especialistas, quanto mais experiente for o atleta, maior será o aproveitamento do aparelho, pois em treinos mais complexos é necessário controlar melhor a distância percorrida e do pace.


Apps para smartphone
Atualmente, existem diversos aplicativos bons e gratuitos, que podem ser usados para auxiliar a práticas de exercícios de diversas modalidades. Um das grandes vantagens é que eles reúnem em uma só ferramenta cronômetro, GPS, contador de calorias e registro de atividades, entre várias outras funções. Além disso, outro ponto positivo é a capacidade de integração entre os usuários e compartilhamento das informações registradas.


Pulseiras de atividade


As smartbands ou pulseiras inteligentes fazem bastante sucesso fora do Brasil e por aqui, ainda não são tão populares, pois o preço ainda não é tão atraente como outro produtos desta lista. De toda forma, é um acessório bem interessante, que armazena dados como quantidade de passos dados por dia, calorias gastas, distâncias percorridas etc.Smartwatches


No dia a dia, pode ser usado como um relógio comum, mas conta com funções como acesso à internet e às redes sociais e conectividade com smartphones, entre outras. Se a finalidade é monitorar o condicionamento e registrar treinos, por exemplo, o relógio se torna um aliado que dispensa acessórios surgidos anteriormente, como o monitor cardíaco e até os relógios com GPS. Alguns modelos bem famosos são: o Apple Watch, um dos últimos grandes lançamentos da gigante americana de tecnologia; o Samsung Gear e o Moto 360, da Motorola.


Smartglasses


Os óculos inteligentes foram os últimos a darem as caras no universo de acessórios fitness tecnológicos. Eles funcionam passando informações de treino – distância, velocidade média, pace, entre outras – por meio de som e imagens na lente, o que se dá pela conectividade com apps para smartphones via Bluetooth;


Tecidos inteligentes

Os vestuários estão cada vez mais desenvolvidos e ajudam no ganho de rendimento nos treinos e provas. Os tecidos tecnológicos são responsáveis por essas melhorias. Alguns desses tecidos atuam como isolante térmico, permitindo que a troca de calor entre o corpo e o meio ambiente seja a menor possível. Outra característica importante é a respirabilidade, ou seja,  existem tecidos que possui alta capacidade de absorver água, porém a peça chamada de respirável permite que o suor se transporte para a superfície do tecido, evaporando rapidamente. Além disso, ainda pode-se destacar a capacidade dos tecidos inteligentes de evitar a proliferação de fungos e bactérias, evitando o aparecimento de possíveis doenças de pele.

Veja mais notícias sobre Tecnologia.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/