Senado da Colômbia ratifica novo acordo de paz com as Farc

A ratificação contou com a presença de manifestantes. Foto: Reprodução/Senado da Colômbia

Por um placar de 75 votos a zero, o Senado colombiano ratificou o novo acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), após uma sessão de mais de 12 horas.

O partido conservador Centro Democrático, liderado pelo ex-presidente Álvaro Uribe, se retirou do plenário no momento da votação em forma de protesto. Segundo o antecessor de Juan Manuel Santos, o Congresso não tem competência para referendar esse tipo de tratado.

O acordo anterior entre Bogotá e as Farc foi rejeitado pelo povo em referendo no início de outubro, e Uribe foi o principal cabo eleitoral do “não”. “Reconhecemos que houve avanços [no novo acordo], mas em outros pontos ainda há diferenças”, declarou o ex-presidente.

Pelo novo tratado, os membros da guerrilha terão cinco cadeiras garantidas no Senado e na Câmara dos Deputados nos próximos dois ciclos legislativos. Além disso, o narcotráfico só ficará isento de anistia caso o combatente o tenha usado para enriquecimento pessoal, item que não estava detalhado no pacto anterior.

O documento também tira a possibilidade de participação de magistrados estrangeiros no Juizado Especial da Paz e determina que bens e ativos em poder das Farc sejam usados para indenizar vítimas do conflito. O grupo de Uribe é contra a possibilidade de as Farc entrarem para a política e pede o enquadramento do narcotráfico como crime de lesa humanidade, não passível de anistia em nenhuma hipótese.

Desta vez, o acordo não será submetido a referendo, apenas ao Congresso. Com a ratificação pelo Senado, agora é a vez da Câmara dos Deputados votar o tratado de paz, o que deve acontecer nesta quarta-feira (30). 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade