Sem concorrentes, Maduro oficializa candidatura à Presidência

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, registrou nesta terça-feira (27) sua candidatura para as próximas eleições no país,que acontecem em 22 de abril. As informações são da ANSA.

“Tenho aqui o documento de aceitação da candidatura presidencial para o período de 2019 a 2025 e faço uma entrega formal ao presidente do Conselho Nacional Eleitoral [CNE]”, disse.

Segundo Maduro, ele está “cumprindo todos os requisitos constitucionais e legais” para “converter-se no candidato presidencial dos blocos de forças revolucionárias, patriotas e chavistas da Venezuela”.

Desta maneira, o presidente entregou seu segundo plano de governo, que planeja executar nos próximos seis anos e com o qual pretende “aprofundar o legado” do falecido mandatário Hugo Chávez. “É um plano feito para o povo e para um governo do povo”, afirmou.

Maduro foi eleito em 2013, depois de derrotar o candidato Henrique Capriles por pouco mais de 200 mil votos. Mas, em 2015, o líder venezuelano perdeu as eleições legislativas por uma diferença de mais de 2 milhões de votos.

A derrota do chavismo naquele ano gerou uma repercussão que perdura até hoje: o governo elegeu magistrados do Supremo Tribunal de Justiça irregularmente, e o Parlamento declarou desobediência à Justiça.

Em 2017, a Assembleia Nacional foi suplantada pela Assembleia Constituinte, considerada ilegítima pela maior parte dos países latinoamericanos, pela União Europeia e pelos Estados Unidos.

Além disso, os principais líderes opositores foram presos ou saíram do país, levando a coalizão antichavista Mesa da Unidade Democrática (MUD) a boicotar as próximas eleições.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade