Estudantes da Escola Estadual em Tempo Integral José Vieira de Sales Guerra foram finalistas na 6ª edição
Professores e alunos de todo Brasil são o público alvo para o lançamento da 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro que acontece na próxima segunda-feira, (22), a partir das18h (horário de Brasília), de forma online por meio do site www.escrevendoofuturo.org.br, e das plataformas digitais Facebook (@olimpiadalp.escrevendo.futuro) e no Yotube (OlimpiadaLP Cenpec).
Em Roraima, a diretora do Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais (Depe) da Secretaria de Educação e Desporto (Seed), Maria Aparecida de Oliveira, ressaltou a importância da participação dos professores e estudantes de estado no lançamento das Olímpiadas. “Os participantes terão acesso, em primeira mão, a todas as informações. O Cenpec explicará tudo que acontecerá durante o concurso, então, professores e alunos fiquem atentos e participem”, disse Maria Aparecida.
O concurso, que é uma iniciativa do Ministério de Educação (MEC) e Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), tem como objetivo reconhecer o trabalho de professores e estudantes da rede pública de ensino de todo o País. A olimpíada faz parte das ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro que, pensando no momento delicado em que se encontra a educação em decorrência da pandemia da COVID-19, em 2021 vem trazendo novidades quanto ao formato do concurso.
O foco este ano é ressaltar a importância do trabalho colaborativo. Podem participar da olimpíada professores de Língua Portuguesa da rede pública de todo Brasil e alunos do 5° ano do Ensino Fundamental à 3° série do Ensino Médio.
Os professores devem efetuar as inscrições dos estudantes por categoria, sendo: Poema (5° ano do Ensino Fundamental), Memórias Literárias (6° e 7° ano Ensino Fundamental), Crônicas (8° e 9° ano Ensino Fundamental), Documentário (1° e 2° ano Ensino Médio) e Artigo de Opinião (3° ano Ensino Médio).
Somente após o lançamento da Olimpíada, as secretarias de Educação municipais e estaduais poderão fazer a adesão do concurso e professores poderão realizar suas inscrições. Outras informações sobre a 7° edição da Olimpíada de Língua Portuguesa podem ser obtidas no site www.escrevendoofuturo.org.br/concurso.
Roraima se destacou em 2019
A Olimpíada de Língua Portuguesa Nacional é realizada a cada dois anos e, em sua última edição, seis estudantes de quatro escolas de Roraima (Escola Estadual Mario David Andreazza, Colégio Estadual Militarizado Wanda David Aguiar, de Boa Vista; Escola Estadual Padre Eugênio Possamai, de Mucajaí; e Escola Estadual em Tempo Integral José Vieira de Sales Guerra, de Caracaraí) foram classificados para a etapa regional, que ocorreu de forma presencial em São Paulo (SP).
Vinicius Gabriel Andrade, Werverton Rosa e Andrae Nogueira, estudantes da Escola Estadual em Tempo Integral José Vieira de Sales Guerra, chegaram à fase final e ganharam duas medalhas de bronze e uma de prata na edição de 2019.
A olimpíada conta com a parceria do Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação), Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Canal Futura e Fundação Roberto Marinho.