Secretário-geral da OEA comemora decisão sobre Venezuela

Foto:Juan Manuel Herrera/OEA

secretário-geral da (Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, comemorou a aprovação do processo de suspensão da Venezuela e afirmou que “depois de tanto falar em fracassos, todos nossos objetivos foram alcançados”, em uma referência às tentativas anteriores de aprovar resoluções condenando a Venezuela.

De outro lado, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Aloysio Nunes, afirmou que o grande número de abstenções mostra que a organização está “bastante dividida”.

A decisão foi feita por meio da aprovação de uma resolução proposta por Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Estados Unidos, México, Peru, Paraguai, Guatemala e Costa Rica. No total, 19 países votaram a favor da resolução, 4 contra, e 11 se abstiveram. Próximo passo é convocar assembleia extraordinária para votar a proposta.

“A maioria afirma a importância da democracia, que o que aconteceu na Venezuela representa uma ruptura dos compromissos que a Venezuela assumiu quando assinou a carta democrática da OEA, mas existe um número considerável de países que não acompanha esse entendimento”, afirmou.

Perda de aliados

O ministro brasileiro também comentou o fato de que muitos países do Caribe, tradicionais aliados da Venezuela, não se opuseram à resolução. “É a evidência de que a crise politica, a falta de liberdade, está levando à deterioração da situação econômica, à destruição do aparelho produtivo, à crise humanitária” e de que esses países entenderam que “é preciso fazer alguma coisa para deter a marcha”.

Ainda assim, Nunes afirmou que, se a votação para suspensão ocorresse hoje, “não haveria número para determinar a suspensão da Venezuela e nem condições jurídicas para isso”, já que seria preciso que houvesse uma Assembleia especialmente convocada para discutir o tema.

“Resolução Pence”

Já o representante da Venezuela, Jorge Arreaza, chamou o texto de “resolução Pence”, em uma referência às gestões do vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, para iniciar a discussão sobre a suspensão. “A Resolução Pence é uma fraude em forma e fundo”, disse, e afirmou que o documento “é uma carta branca aos Estados Unidos para continuar agredindo a Venezuela”.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade