Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Fitoterápicos: médico nutrólogo afirma que plantas medicinais da Amazônia são tesouro ainda não explorado

Foto: Síglia Souza/Embrapa

Os efeitos dos medicamentos fitoterápicos, feitos à base de plantas naturais, são bastante conhecidos na Amazônia e cada vez mais esses remédios ganham espaço nas prateleiras das farmácias e dos postos de saúde, inclusive alguns do Sistema Único de Saúde (SUS) já disponibilizam esses produtos aos pacientes.

Os fitoterápicos podem ser usados para tratar vários problemas de saúde, como tosse (guaco), colesterol alto (alcachofra), queimaduras (babosa), ansiedade e insônia (valeriana), sintomas da TPM (prímula), sintomas da pré-menopausa (isoflavona de soja), artrite e inflamações (unha-de-gato), dor lombar (garra-do-diabo e salgueiro), gases (espinheira-santa), prisão de ventre (cáscara sagrada e plantago) e depressão (erva-de-são-joão).

Para o médico nutrólogo Thomaz Cortez, a região Amazônica brasileira possui um verdadeiro tesouro ainda não explorado: as plantas medicinais.

Com um conhecimento popular ainda vivo, a utilização de plantas para tratar e curar doenças vem dos ensinamentos desde a Grécia Antiga. Por muito tempo, essa prática foi relacionada com "crendices", mas com o passar do tempo, diversas plantas tiveram sua eficácia cientificamente comprovada, com a validação do Ministério da Saúde.

"Eu sinto que as plantas medicinais são uma área ainda pouco explorada pelos brasileiros e, principalmente, pela exportação para o comércio internacional. É um conhecimento que sempre tivemos, que foi passado pelos indígenas, e hoje com comprovação científica", 

afirma.

"É só uma questão de oferecer o produto para abocanhar e garantir uma possível hegemonia de mercado. A chamada 'farmácia dos antigos' traz soluções para problemas, como gastrite, de maneira muito efetiva e auxilia em problemas contemporâneos complexos como stress e sono", afirma Cortez.

O comércio de plantas já é um costume na região amazônica, onde é possível encontrar diversas bancas comercializando as mais diferentes plantas e ervas para prevenção, e tratamento de inúmeras doenças.

Para garantir um acesso seguro e informações confiáveis e comprovadas, o Ministério da Saúde criou a Política e Programa Natural de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, e oferta remédios e tratamentos através do Sistema Único de Saúde (SUS), utilizando recursos da União. 

A hortelã-pimenta é uma das plantas já na lista de medicamento fitoterápicos aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

"A maior vantagem de recorrer às plantas medicinais é a possibilidade de solucionar algum problema ou condição sem a utilização de drogas artificiais, com substâncias que podem causar dependência ou colaterais. Por exemplo, o "agar-agar" pode ajudar a moderar o apetite além de ser um laxativo suave, para regulação da flora intestinal. A arnica pode ser utilizada para contusões e hematomas, quando aplicado na área atingida. A Calêndula tem efeito cicatrizante além de ser utilizado para amenizar alergias. É uma área muito rica, e ainda em constante descoberta. O mundo precisa conhecer a riqueza amazônica",

conclui o nutrólogo Thomaz Cortez.
A portovelhense Rafaela Santos, de 35 anos, é uma das adeptas aos medicamentos fitoterápicos. Segundo ela, seu uso é preferencial porque acredita ser 'mais leve' para o corpo. "Geralmente não sinto eles sendo agressivos com o meu corpo, posso tomar sem tanto receio de causar reações adversas", acredita.

Fitoterápicos são "medicamentos"? 

SIM. Fitoterápicos são medicamentos produzidos única e exclusivamente com matéria prima obtida dos vegetais. Esta é a grande diferença entre o medicamento fitoterápico e os outros não fitoterápicos que podemos chamar de sintéticos. Estes últimos podem ter outros princípios ativos que não são derivados de plantas. O produto ativo obtido da planta é industrializado na forma de medicamento fitoterápico.

Fitoterápicos são regulamentados?

SIM. No Brasil, os fitoterápicos seguem criteriosamente as determinações regulamentadas pela Anvisa. Há aproximadamente 70 plantas liberadas para o uso. Os produtos delas derivados foram submetidos a testes clínicos para comprovar sua eficácia, segurança, riscos de uso, reprodutibilidade e constância de qualidade.

Fitoterápicos podem ter efeitos colaterais?

SIM. Como todo medicamento, os fitoterápicos também podem apresentar efeitos colaterais.

Pode ocorrer interação medicamentosa com produtos fitoterápicos e medicamentos sintéticos?

SIM. Fitoterápicos são medicamentos. Por isso, é importante alertar seu médico sobre todos os medicamentos que se está em uso. Um produto pode interferir ou interagir com outro comprometendo a eficácia de ambos. Não é porque um produto é "natural" que não apresenta efeitos de interação com outros.

Os medicamentos fitoterápicos podem e devem ser utilizados. Mas exige-se deles a mesma cautela e rigor com que utilizamos qualquer outro produto medicamentoso. O médico deve estar ciente para poder prescrever com critério o que for melhor para cada paciente

Veja mais notícias sobre AmazôniaSaúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/