Manaus 30º • Nublado
Terça, 30 Abril 2024

Aplicativo criado no Amapá ajuda pacientes de Parkinson a usar remédios e monitorar bem estar

projeto-reviver

O aplicativo "RevParkinson", lançado no dia  4 de julho, tem objetivo de ajudar pessoas que sofrem Parkinson a usar medicamentos e monitorar bem estar de pacientes no Amapá. Ele foi desenvolvido dentro do Projeto Reviver, da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

A partir do lançamento, os pacientes atendidos pelo projeto, já podem usar a ferramenta. O link para adesão está disponível dentro do site da instituição.

‘RevParkinson’ é uma iniciativa do projeto ’reviver’. Foto: Núbia Pacheco/g1

O RevParkinson é fruto da tese de doutorado da professora Viviane Cardoso e, segundo ela, a iniciativa visa fazer um melhor acompanhamento dos pacientes. "A ideia é conseguir acompanhar mais de perto os pacientes atendidos dentro do reviver. Queremos gerar mais autonomia entre eles, principalmente na hora da gestão dos seus medicamentos", destacou.

No Brasil, existem poucos números sobre a doença, ela não é uma doença de notificação compulsória. Números não oficiais apontam para pelo menos 250 mil portadores.

Parkinson é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, crônica e progressiva. É causada por uma diminuição intensa da produção de dopamina, que é um neurotransmissor (substância química que ajuda na transmissão de mensagens entre as células nervosas.

Projeto Reviver

Projeto Reviver realiza acompanhamento com pacientes de Parkinson e Alzheimer na Unifap. Foto: Rede Amazônica/Divulgação

O programa oferta gratuitamente atendimento multiprofissional em diversas áreas para pacientes com Parkinson e Alzheimer. Além do acompanhamento e tratamento, o projeto desenvolvido na Unifap também oferece a qualificação para cuidadores e familiares que lidam diretamente com as doenças. No acompanhamento, participam profissionais de fisioterapia, medicina, enfermagem, nutrição e farmácia.

*Por Mariana Ferreira, do G1 Amapá

Veja mais notícias sobre SaúdeAmapá.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/