Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Queda na Selic pode beneficiar o empreendedor

Queda na Selic pode beneficiar o empreendedor

Na última semana tivemos o anúncio da redução na taxa Selic, passando de 6,5% ao ano para 6% ao ano. O menor patamar em nossa história desde a criação do sistema.

Para quem não sabe, a Selic é taxa básica de juros em nosso país e é definida pelo COPOM – Comitê de Política Monetária. Ou seja, todas as taxas de juros vigentes em nosso país são diretamente afetadas pela Selic. Desde os rendimentos da poupança e outros investimentos de renda fixa até a taxa juros cobradas pelos bancos na hora de emprestar recursos para pessoas físicas e jurídicas. 

Além dessa redução, o mercado já começa a projetar uma taxa mais baixa ao final de 2019. Isso tudo começa a abrir um potencial maior para que os juros bancários também caiam. O que gera uma maior possibilidade para uma expansão do crédito e desenvolvimento de novos negócios. 

Será essa uma boa janela para quem precisa de capital para empreender? 

Ainda precisamos esperar mais um pouco para cravar se essa será a melhor oportunidade aos empreendedores. Uma coisa é certa, o futuro parece ser mais claro em relação à abertura do mercado financeiro para novos bancos. Essa concorrência tende a criar grandes alternativas aos consumidores. 

Mas, para quem precisa de capital hoje, seguem algumas dicas para tomar o crédito emprestado: 

1) Calcular bem o valor necessário para impulsionar o negócio. Em alguns casos, é comum pegar um dinheiro maior do que precisa e acabar desperdiçando uma parte desse capital por que "sobrou” no momento. 

2) Identificar o melhor prazo e condições de pagamento. Um prazo mais longo acaba gerando um pagamento maior de juros, ter uma flexibilidade de vencimentos maior ajuda no fluxo de caixa e no controle de pagamentos. É preciso balancear bem o custo e oportunidade.

3) Atenção especial às vendas casadas. Infelizmente, é uma prática muito comum no mercado bancário. Não aceite outros produtos que não sejam do seu interesse. 

4) Planejar bem o uso do dinheiro para evitar desperdício e arrependimento. Usar esse dinheiro com propósito e estratégia é o caminho para exponencializar os resultados. 

O capital externo é uma válvula de escape para quem não tem capital próprio. Um cuidado extra permite usar esse dinheiro com mais sabedoria e isso pode tornar os resultados mais tangíveis. 

Esse é o jeito baré de empreender.

Veja mais notícias sobre André Torbey.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/