Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Quando o milagre é muito, desconfie do santo

Quando o milagre é muito, desconfie do santo

Esse é um assunto que atinge não apenas empreendedores, mas a população em geral. Nos últimos meses tenho visto uma grande oferta de investimentos milagrosos com rentabilidades astronômicas e resultados imediatos. 

Geralmente com nomes em inglês e falando sobre disrupção, blockchain, criptomoedas, forex, bitcoin e assim em diante. 

Muitas pessoas, no desejo de ganhar dinheiro, acabam caindo em armadilhas e nas famosas pirâmides financeiras. A promessa de zero risco e alto retorno é sinômino de sucesso e, sem pensar, atrai uma grande parte de nossa população. 

Estima-se que existam mais de 4 milhões de brasileiros que entraram em empresas de “investimentos” com essas características. Só para efeito de comparação, na bolsa de valores são pouco mais de 1 milhão de CPFs cadastrados para operações em ativos de renda variável. 

A soma de ambição com resultados certos é o que atrai tanta gente para esse tipo de negócio. Ainda precisamos avançar muito na disseminação de Educação Financeira para que essas armadilhas deixem de aparecer no noticiário criminal e as pessoas se tornem cada vez mais independentes na gestão de seus investimentos. 

Para quem tem dúvidas, listo abaixo algumas características que podem indicar que se trata de um esquema de pirâmide financeira: 

1.A promessa de rentabilidade muito acima do mercado. Um dos principais argumentos para entrar nesse ramo é porquê a renda fixa está rendendo menos e em alguns momentos perdendo até para a inflação, aliada à promessa de retornos fixos deixa o público bem interessado em entrar nessas grandes “oportunidades”. 

2.A ausência de um produto corrente. Muita gente acaba confundindo pirâmide com empresas de marketing multinível e justamente a ausência de produtos a serem comercializados é uma das principais características de um esquema de pirâmide financeira. 

3.A necessidade de atrair novas pessoas para entrarem no negócio. Esse estímulo obsessivo em atrair novos interessados é de se desconfiar desde sempre. Não que uma empresa não precise de novos clientes e "vendedores” mas se todo o seu resultado depender disso, pode apostar que algo muito estranho pode estar acontecendo. 

A melhor coisa para quem quer evitar cair em armadilhas é pesquisar bastante, aprofundar os conhecimentos sobre o mercado financeira e sempre ter um pé atrás antes de aceitar as propostas. 

É fundamental cuidar bem do dinheiro para não desperdiçá-lo assim. 

Aqui falamos sobre finanças, gestão e empreendedorismo. Esse é o jeito baré de empreender.

Veja mais notícias sobre André Torbey.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/