Projeto Jovem Protagonista promove curso gratuito de capacitação a jovens de Cuiabá

As inscrições para a atividade online vão até 15 de março. Saiba como se inscrever 

O projeto Jovem Protagonista do Novo Milênio (JPRO), contemplado no Edital MT Nascentes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), estendeu o prazo de inscrições para o dia 15 de março. O curso tem como objetivo realizar capacitações orientativas para o público infantojuvenil, entre 13 e 17 anos de idade, especialmente para aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social em Cuiabá. A inscrição é gratuita e pode ser realizada AQUI.

O curso ocorrerá entre os dias 16 a 18 de março, totalmente online e com duração de aproximadamente 12 horas. Ao final do curso os alunos receberão o certificado de participação. As aulas estão divididas em três módulos, que abordarão temas como autoimagem, autorresponsabilidade e autoestima; vocação e orientação profissional; e despertar a consciência das oportunidades na economia criativa por meio dos segmentos de sua cadeia produtiva e eixos de atuação.

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

De acordo com a professora, Ana Eliza Lucialdo, proponente do projeto, ao despertar esses jovens para a escolha profissional, por meio da orientação adequada, muitos novos líderes e empreendedores devem surgir.

“Queremos ampliar as perspectivas dos jovens cuiabanos. O conhecimento e orientação que o JPRO proporcionará, visa despertar nossos alunos para além de consumo de conteúdo nas redes sócias. Vamos apresentar as oportunidades da nova economia e as novas profissões advindas do ciberespaço, das novas tecnologias”, explica Ana Lucialdo.

Integrante da equipe, a professora e psicóloga, Jackeline Caparossi, destaca que por meio do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) as crianças e os adolescentes passaram a ser considerados cidadãos de direito em nosso país.

“Muitos jovens ainda desconhecem seus direitos e se encontram em situação de vulnerabilidade social. Pensando nesta situação o JPRO vem com a proposta de oferecer a esta população, conhecimento sobre as possibilidades relacionadas ao mercado de trabalho por meio das tecnologias atuais, e o empoderamento através do autoconhecimento e orientação profissional”, pontua Jackeline Caparossi.

Além das aulas, treinamentos e orientação profissional, o evento contará ainda com o lançamento do site Mistura Cultural e do livro “Se o vento levou, o Whats prantchou?!”, da professora doutora em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO-UFMT), Aline Wendpap e apresentações de cases de sucesso de jovens protagonistas de Cuiabá.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Óleo extraído de árvore típica de Tepequém tem potencial para combater mosquito da malária

Estudo publicado em revista internacional mostra que extrato da Trattinnickia burserifolia elimina larvas do mosquito em até 48 horas. Pesquisadores destacam potencial para novos métodos de controle da doença na Amazônia.

Leia também

Publicidade